1º Dia do Rock Brasiliense terá sessão solene e show no Espaço Renato Russo - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE
Terça, Abril 15

Pages

Propaganda

Últimas notícias:

1º Dia do Rock Brasiliense terá sessão solene e show no Espaço Renato Russo

  Por iniciativa de Ricardo Vale, a CLDF celebra o gênero que projetou a música do DF para Brasil e o mundo com entregas de moções de reconh...

 

Por iniciativa de Ricardo Vale, a CLDF celebra o gênero que projetou a música do DF para Brasil e o mundo com entregas de moções de reconhecimento a agentes culturais e pocket shows

Mais de 40 anos depois da formação de grupos icônicos como Aborto Elétrico, Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude, o Distrito Federal comemora, no próximo dia 27, o Dia Oficial do Rock Brasiliense, com uma programação especial no Espaço Cultural Renato Russo. Com uma sessão solene e diversas atrações musicais, a Câmara Legislativa do Distrito Federal fará um verdadeiro reconhecimento ao gênero, que colocou a Capital Federal na cena musical nacional e mundial.

A partir das 18 horas, produtores culturais e grandes nomes do rock brasiliense de diferentes gerações e público em geral se reúnem no espaço, localizado na 508 Sul, que leva o nome do inesquecível Renato Russo, cuja data de nascimento foi escolhida para marcar a celebração da data, graças a Lei nº 7.386/2024, de autoria do Deputado Distrital Ricardo Vale (PT).

“Temos um legado fantástico e precisamos valorizá-lo e nos orgulharmos sempre. Essa é uma construção que teve início com o reconhecimento do rock como patrimônio imaterial, outra lei minha. Agora, temos a nossa data, e vamos ajudar  na construção do museu do rock do Brasil aqui, em nossa Capital Federal”, afirma Ricardo Vale. 

O distrital é o autor da proposição da sessão solene do dia 27, que contará com a entrega de moções de reconhecimento a diversos agentes culturais da cidade que desenvolveram ou promovem até hoje o rock brasiliense. Os nomes foram escolhidos em diferentes segmentos, como comunicadores, programas, zines, portais, backstage, artistas plásticos e visuais, fotógrafos, filmmakers, escritores, produtores, coletivos, estúdios, artistas e outros. A escolha dos homenageados partiu de integrantes do Setorial Cultura Rock, que procuraram o Deputado Ricardo Vale para unir esforços na comemoração da data.

Instrumento de representatividade

O caráter revolucionário do rock é um dos elementos que permitem a atualização do gênero. Por isso, além da sessão solene, o espaço Renato Russo receberá uma série de apresentações e exposições que ilustram o caráter diverso e inovador do rock. De acordo com João Mancha, produtor cultural, Brasília precisava de um “chacoalhão” para olhar com mais carinho a produção local. “Nossa história do rock teve início ainda na década de 1960 e que explodiu no Brasil e no mundo na década de 1980. Precisamos de um grande reposicionamento perante o poder público e a sociedade, tendo todas as cidades fervilhando o rock autoral, com políticas públicas setorizadas, estruturantes e permanentes!”, defende.

A partir das 18 horas, estarão abertas ao público as exposições Tu é Punk, mano? e Temos nosso próprio tempo, com curadoria de Jailson Dantas e Dom Macarius, respectivamente. O objetivo das apresentações é trazer uma pequena amostra com material físico, vinis e fotografias que ilustram a história do gênero na cidade. No mesmo horário, no Teatro Galpão Hugo Rodas haverá a apresentação de cinco bandas autorais do DF. Quem faz a abertura do palco é a banda Madamme Bovary, com representatividade feminina. Na sequência, o grupo Cálida Essência apresenta o rock brasiliense que se mistura com referências nordestinas e tem, em sua composição, pessoas com deficiência.

O grupo de heavy metal Arandu Arakuaa é a atração seguinte, com o rock cantado em línguas indígenas, outra importante demonstração de inclusão e reverência aos povos originários. Fechando a degustação musical, as lendárias bandas ARD e Detrito Federal, que este ano completam quatro décadas de história, apresentam o melhor do hardcore e do punk rock do DF. 

Após o pocket show, ocorre a sessão solene no auditório Marco Antônio, com a entrega das moções de louvor. Os participantes ainda contarão com uma surpresa durante a sessão, uma homenagem à obra de Renato Russo.

 


 

Serviço:
Sessão Solene pelo Dia do Rock Brasiliense
Horário: 20h
Local: Espaço Renato Russo, na 508 Sul

*A partir das 18h, o local receberá apresentações musicais e exposições sobre o rock para o público em geral

Agência CLDF

Nenhum comentário

Mulher morre após ser atacada pelo próprio cachorro na Cidad...

Mulher de 39 anos morre após ser baleada em tiroteio durante...

Estação 108 Sul tem nome mantido e terá recursos visuais em ...

UnDF assina contrato para funcionamento de lanchonete no Cam...

UBS de Santa Maria terá estrutura moderna e capacidade para ...

Reeducandos do sistema prisional do DF aprendem informática ...

Agências do trabalhador oferecem mais de 900 vagas de empreg...

Brasília 65 anos: Veja programação completa dos três dias de...

Tumulto e bombas de efeito moral contra indígenas na Esplana...

Saúde na Polícia Militar ganha reforço com formação de aspir...