Organizada pelo Governo do Distrito Federal e desta vez conduzida pelos bombeiros, a solenidade se realiza sempre no primeiro domingo de c...
Organizada pelo Governo do Distrito Federal e desta vez conduzida pelos bombeiros, a solenidade se realiza sempre no primeiro domingo de cada mês
Uma manhã ensolarada marcou a primeira Troca da Bandeira do ano, realizada neste domingo (7), às 9h30, na Praça dos Três Poderes. A solenidade é uma das maiores expressões do turismo cívico do país e ocorre sempre no primeiro domingo de cada mês.
O evento é realizado de forma intercalada pelo Exército Brasileiro, a Marinha do Brasil, a Força Aérea Brasileira e a Casa Militar do Distrito Federal. A primeira troca de 2024 foi conduzida pelo Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) e organizada pelo Governo do Distrito Federal (GDF).
“É uma emoção muito grande, porque eu sou filha de militar e, quando criança, muitas vezes vim com minha família aqui prestigiar esse evento, que era no final da tarde”, lembrou a comandante do CBMDF, coronel Mônica de Mesquita Miranda. “É sempre uma alegria voltar ao meu passado, e acredito que isso não aconteça só comigo, mas com todos os brasileiros que nasceram ou que foram adotados por esta amada cidade.”
Tradição mantida
Alguns dos civis presentes foram à cerimônia com a intenção de manter vínculos familiares, como o estudante Miguel Rezende, 18. Ele conta que seu avô integrava os quadros do Exército e seu pai sempre quis continuar as tradições, trazendo a família para assistir à solenidade. “Eu acho muito legal porque é um dos monumentos mais importantes aqui de Brasília”, ressaltou o jovem.
O servidor público Eustáquio Neiva, 48, levou os seis filhos e a esposa ao evento. Morando há 30 anos em Brasília, ele conta ter sido essa a primeira vez que assistiu à Troca da Bandeira. “É um ato democrático, fortalece o nosso espírito de cidadão, e como família também; então acho que será bom para todo mundo fortalecer esse espírito cívico que é tão importante para o nosso país”, comentou.
Houve também quem compareceu à celebração para prestigiar os familiares que participavam. É o caso da professora Bárbara Batista, 25, que foi à cerimônia pela primeira vez para acompanhar o marido, integrante do CBMDF. “Estou ansiosa, cheguei bem cedo para pegar um lugar”, contou. “Estou muito feliz por todos os bombeiros novos que estão aqui e acredito que esse evento é muito importante para os civis terem contato com os militares. A gente vê essa rotina e todo o treinamento necessário para podermos participar neste momento”.
A Bandeira Nacional hasteada no coração de Brasília tem 286 m² e fica a 100 metros do chão, fixada em local de destaque. É considerada o símbolo mais importante da nação, e ostenta, na base do mastro, a inscrição: “Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira, sempre no alto – visão permanente da Pátria”.
Com informações da Agência Brasília
Nenhum comentário