Morreu, neste domingo (19/11), a professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Beatriz Alvarenga Álvares, aos 100 anos. Ela fo...
Morreu, neste domingo (19/11), a professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Beatriz Alvarenga Álvares, aos 100 anos. Ela foi uma das primeiras mulheres a se formar na escola de engenharia, em 1936.
O velório está marcado para as 15h30 da segunda-feira (20/11) e acontecerá no Memorial Parque da Colina.
Beatriz nasceu no interior de Minas Gerais, na cidade de Santa Maria de Itabira, em 1923. Filha do farmacêutico Trajano Procópio de Alvarenga, ela se mudou para Belo Horizonte aos 10 anos de idade, buscando uma melhor educação para seus 12 irmãos.
Uma das pioneiras da ciência no Brasil, Beatriz foi a primeira professora de Física do Colégio Estadual Central de Belo Horizonte (Escola Estadual Milton Campos), nos anos 1940, época em que as mulheres ensinavam apenas trabalhos manuais, ginástica e culinária. Em 1968, foi uma das responsáveis pela criação do Departamento de Física no Instituto de Ciências Exatas da UFMG
Em 1968, fez parte do grupo de professores que criou o Departamento de Física no Instituto de Ciências Exatas da UFMG. Até então, o curso funcionava na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Aposentou-se em 1987.
Com informações do
Nenhum comentário