Mostra de Cinemas Negros, Festival Raízes: Arte Popular e sarau fazem parte da programação Honrando o mês da consciência negra, o Maracatu...
Mostra de Cinemas Negros, Festival Raízes: Arte Popular e sarau fazem parte da programação
Honrando o mês da consciência negra, o Maracatu do Boiadeiro Boi Brilhante e a Colabora Mix promovem o “Festival Raízes: Arte Popular”. Será um dia de muita cultura popular, samba, artesanato e culinária, em um espaço gostoso, cercado de árvores.
O primeiro “Festival Raízes: Arte Popular” acontece neste sábado (18), das 10h às 18h, no Clube Ascon, no Setor de Clubes Esportivos Sul.
As atrações culturais serão de tirar o chapéu. Além do Maracatu do Boiadeiro Boi Brilhante, que vai fazer tremer o chão com seu maracatu envolvente, estará presente o grupo Elas Tocam Beth, uma união de mulheres para homenagear a nossa eterna rainha do samba.
Ainda, para alegrar as crianças de zero a 90 anos, as histórias da Cumadi Onça, com brincadeiras e capoeira Angola. E para rodar as saias, muito coco: o Coco da Quebrada e a incrível Martinha do Coco.
A feira será uma atração à parte. Serão mais de 30 expositores com maravilhas de encher os olhos: roupas, bijuterias, tecidos africanos e muito mais.
Além disso, comida de ficar na memória, como o acarajé de primeira do Taata Menangunzo, além das delícias produzidas pela equipe do Colabora Mix e de doces maravilhosos do Kilombo Kalabasa. Tudo feito com carinho exclusivamente para o Festival.
Serviço
Os ingressos antecipados, no valor de R$ 20,00 podem ser adquiridos via pix. A chave é o e-mail Maracatudoboiadeiro@gmail.com
O Clube Ascon fica no Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Conjunto 34.
Lazer da Consciência Negra
Banca Norte e Sul em conjunto com o Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos do DF (MTD-DF) vão realizar o Lazer da Consciência Negra, no tradicional Bar do Seu João (QR 615, conjunto 11, casa 20 - Samambaia Norte), neste domingo (19), às 10h.
"Será um dia de muita celebração da cultura negra e periférica, mas também de muita afirmação e resistência!", convida a organização. Como acompanhamento, uma deliciosa feijoada, pelo valor simbólico de R$ 5, e muita música preta.
Domingo (19), às 10h
QR 615, conjunto 11, casa 20 - Samambaia Norte, Bar do Seu João
Gama recebe Xepa de Mamulengos
A Feira Livre do Setor Leste do Gama recebe nesta sexta (17), às 19h, e sábado (18), às 9h, o teatro de bonecos a Xepa de Mamulengos.
Início com um cortejo de bonecos gigantes representando personagens da cultura popular que desfilará entre as barracas da feira e logo após, serão encenadas as peças de teatro de bonecos O Boizinho e o Vaqueiro e O Varal de bonecos.
Sarau Vermelho: Edição Consciência Negra
O Levante Popular da Juventude DF realiza neste sábado (18), às 19h, o Sarau Vermelho: Edição Consciência Negra. O encontro acontece na Casa Ana Paula Sampaio, com muita arte, poesia, jogos e afeto.
Mostra-Debate Cinemas Negros
Nos dias 18, 19 e 20 de novembro, no Cine Brasília (DF), será realizada a Mostra-Debate Cinemas Negros. Nos três dias, a programação do evento contará com mesas de debate, sempre às 16h30, e sessões de filme às 20h. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participa da cerimônia de abertura, às 20 horas. A Mostra-Debate trará filmes e pessoas realizadoras contempladas em editais da política afirmativa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV).
No evento, que integra a agenda de ações do Novembro Negro, será lançada a edição 64 da revista Filme Cultura, que aborda o cinema realizado por pessoas negras no Brasil, além de destacar a importância dessa representação no audiovisual nacional. Além disso, o evento marca o ressurgimento da revista após o período de interrupção devido a desafios políticos e culturais vivenciados nos últimos anos.
Para a secretária do Audiovisual, Joelma Oliveira Gonzaga, “a retomada da revista Filme Cultura, após ter sido paralisada por cinco anos, é um ato de resistência cultural. Realizar o seu lançamento juntamente com a Mostra-Debate Cinemas Negros é fundamental para que possamos refletir sobre políticas públicas afirmativas estruturantes para o setor”.
Confira a programação
Dia 18
16h30 - Políticas afirmativas no campo da Educação e da Cultura: reverberações para o audiovisual brasileiro
Assessora de Participação Social e Diversidade do Ministério da Cultura, Mariana Braga Teixeira
Gerente de licenciamento da todesplay (APAN), Rafael Ferreira Nzinga
Cineasta, pesquisador e integrante do Conselho Editorial da revista FC 64, Joel Zito Araújo
Mediação: Rodrigo Antonio
20h - Cerimônia de Abertura: Lançamento da revista Filme Cultura 64 – Cinemas Negros e abertura da Mostra-Debate Cinemas Negros
Ministra da Cultura, Margareth Menezes
Secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Joelma Gonzaga
Diretora Técnica da Cinemateca Brasileira, Gabriela Queiroz
Conselheiro da Filme Cultura 64, Joel Zito Araújo
Gerente de licenciamento da todesplay (APAN), Rafael Ferreira
Exibição:
Longa-Metragem Marte Um (2022, 115'), de Gabriel Martins
Dia 19
16h30 - Cinema, pensamento e pesquisas artísticas negras: por uma afirmação de metodologias afrocentradas
Diretor de Formação e Inovação, Rodrigo Antonio
Separ/MIR, Marina Farias
Jornalista, pesquisadora e professora, Maíra Brito
Cineasta, Carol Rodrigues
Cineasta, Larissa Fulana de Tal
Mediação: Adriana Gomes
20h Exibição
A boneca e o silêncio (2015, 19’), de Carol Rodrigues
Cinzas (2015, 15’), de Larissa Fulana de Tal
Um dia com Jerusa (2020, 74’), de Viviane Ferreira
Dia 20
16h30 - Mensuração dos impactos das políticas públicas afirmativas para o audiovisual
Doutoranda e servidora da SAV, Ana Paula Sylvestre
Pesquisador de cinema negro e servidor da Ancine, Gledson Mercês
Pesquisadora do IFB, Juliana Lopes
Cineasta, Valter Rege
Cineasta, Janú Ário Jr.
Mediação: Daniela Fernandes
20h Exibição
Preto no Branco (2017, 15’), de Valter Rege
UrSortudo (2016, 15’), de Janú Ário Jr.
Cabeça de Nêgo (2020, 86’), de Déo Cardoso
Serviço
Lançamento: Filme Cultura 64 e Mostra-Debate Cinemas Negros
Data: 18 a 20 de novembro de 2023
Local: Cine Brasília (Asa Sul EQS 106/107 - Brasília, DF)
Debates: 16h30
Sessões de filmes: 20 horas
Categoria: Cultura, Artes, História e Esportes
Encontro de Orquestras e Coros
Neste sábado (18), às 19h, o Teatro Plínio Marcos (Eixo Ibero Americano) abre suas portas para o Encontro de Orquestras e Coros.
O evento reúne as Orquestras Filarmônicas Ipearte do Pará, a Filarmônica Juvenil e o Coro Juvenil Criança para o Bem, a Orquestra Metropolitana, o Movimento Sinfônico de Brasília, a Orquestra Alberto Nepomuceno e o Coro de Câmara de Brasília. No repertório clássicos de Handel, Mozart e Vivaldi e da rica cultura brasileira como o Carimbó.
O espetáculo é gratuito e aberto ao público, sendo alusivo ao Dia Mundial da Filosofia. Após a apresentação cultural haverá palestra com Luis Carlos Marques Fonseca, professor de filosofia há mais de 40 anos, que falará sobre princípios para aplicar a "Filosofia em Ação".
O Encontro de Orquestras e Coros é uma iniciativa da Organização Internacional Nova Acrópole em parceria com a Universidade de Brasília, o Movsinfo, o Ipearte e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. Os jovens músicos que vieram de Belém-Pará contam com o apoio do Banpara através da Lei de Incentivo à Cultura no Ministério da Cultura.
Serviço
O que: Encontro de Orquestras e Coros e palestra "Filosofia em Ação: princípios para a aplicação da filosofia"
Quando: Sábado, 18/11/2023, às 19h e 20h
Onde: Teatro Plínio Marcos, Complexo Íbero-Americano
Mais informações: Entrada franca, com limite de público conforme lotação do espaço (400 lugares)
Com informações do Brasil de Fato DF
Nenhum comentário