O III Fórum das eMultis da Região Sudoeste ocorreu nesta terça-feira (26) e reuniu cerca de 150 profissionais Cerca de 150 profissionais d...
O III Fórum das eMultis da Região Sudoeste ocorreu nesta terça-feira (26) e reuniu cerca de 150 profissionais
Cerca de 150 profissionais de saúde se reuniram no III Fórum das eMultis da Região de Saúde Sudoeste, nesta terça-feira (26). O dia foi dedicado à integração e à atualização do trabalho a ser desenvolvido pelas equipes multidisciplinares (eMultis) da Atenção Primária à Saúde (APS).
A Região Sudoeste – que engloba Águas Claras, Arniqueira, Recanto das Emas, Samambaia, Taguatinga e Vicente Pires – é a maior do DF, com 17 eMultis e 98 especialistas em saúde.
“Todo ano organizamos esse evento com o objetivo de fortalecer as equipes, pois é um momento em que elas se encontram para trocar experiências entre especialistas”, afirma a responsável técnica da eMulti da Região de Saúde Sudoeste, Núbia Passos.
Entre os principais temas da programação, foi abordada a Portaria n° 635/2023, que promoveu mudanças nas equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (eNASF), agora chamadas de eMultis. A normativa também estabeleceu diretrizes para implantação e financiamento desses grupos.
Membro de uma das eMultis da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 de Águas Claras, a farmacêutica Tatiana Borges compartilha a importância de participar do evento. “É uma oportunidade necessária para sabermos como o trabalho será desenvolvido na prática daqui para frente, além de podermos trocar ideias com profissionais de diferentes áreas”, comenta.
Segundo a coordenadora de Atenção Primária à Saúde (Coaps), Fabiana Fonseca, o fórum torna mais claras as funções desempenhadas pelas eMultis tanto aos próprios profissionais quanto para a população. “Além disso, as discussões geram engajamento e as equipes se sentem mais motivadas para oferecer um serviço com mais qualidade aos usuários”, ressalta.
A mesa de abertura também foi composta por representantes da Diretoria Regional de Atenção Primária à Saúde (Diraps) e da Gerência de Áreas Programáticas da Atenção Primária à Saúde (Gapaps)
“As eMultis vão se consolidar ainda mais. Com essa nova injeção de ânimo [a Portaria], ficamos ainda mais animados em manter o trabalho, fortalecer o SUS [Sistema Único de Saúde] e manter o acesso e a resolutividade da Atenção Primária”, avalia Núbia Passos.
Comitê
Nenhum comentário