A eleição para os conselhos tutelares do Distrito Federal já é neste domingo, 1° de outubro. Serão escolhidos 220 conselheiros e 440 suplent...
A eleição para os conselhos tutelares do Distrito Federal já é neste domingo, 1° de outubro. Serão escolhidos 220 conselheiros e 440 suplentes para o quadriênio 2024/2027. Para mobilizar os cidadãos a participarem do processo democrático e reforçarem a proteção das crianças e adolescentes, a Câmara Legislativa lançou a campanha “todos de mãos dadas pelas crianças”.
A iniciativa soma esforços com a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) e o Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) na conscientização sobre a importância dos eleitores comparecerem às urnas.
O presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB), conclama os eleitores a exercerem seu o direito de escolha. “A função de conselheiro é extremamente importante, pois é ele quem cuida das nossas crianças, adolescente e pessoas mais vulneráveis. Contamos com o apoio de vocês neste dia 1° de outubro!", ressalta Wellington.
Já o vice-presidente da Casa, deputado Ricardo Vale (PT), destaca a importância de os eleitores conhecerem os candidatos e suas propostas: “Faça um voto consciente. Escolha seu conselheiro e conselheira para garantir os direitos das crianças e da juventude do DF. Contamos com vocês nesta eleição”.
São 1.268 candidatos aptos a serem votados para os 44 Conselhos Tutelares do DF. O processo de escolha dos conselheiros tutelares é conduzido pelo Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA), vinculado à Sejus-DF. Todo o processo é assegurado pelo TRE-DF.
“Falar de conselheiro tutelar é lembrar que a criança e o adolescente sempre devem ter seus direitos garantidos e resguardados. Essa lição é extremamente importante para compor uma rede de proteção eficiente que vai trabalhar em conjunto com várias frentes do governo. Fizemos um trabalho árduo de divulgação da eleição e do importante papel dos conselheiros na sociedade para estimular o voto dos cidadãos”, comenta a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
- Agência CLDF
Nenhum comentário