Com transmissão ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube , e tradução simultânea em Libras, a Câmara Legislativa comemorou o Dia ...
Com transmissão ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, e tradução simultânea em Libras, a Câmara Legislativa comemorou o Dia do Agente Policial de Custódia em sessão solene na noite desta quarta-feira (8) no plenário. O autor da homenagem e presidente da Casa, deputado Wellington Luiz (MDB), reconheceu a dedicação profissional dos policiais que atuam na área de custódia e destacou a importância da união entre as categorias da Polícia Civil do DF (PCDF).
Ao enfatizar sua admiração pelo trabalho dos policiais civis, o deputado Thiago Manzoni (PL) os parabenizou pelos serviços prestados "com coragem".
Integração e valorização
O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, salientou a confiança mútua construída durante o processo de intervenção federal e agradeceu a atuação da Polícia Civil do DF em defesa da democracia. “As forças de segurança do País precisam ser, cada vez mais, integradas”, afirmou.
Segundo o secretário, a expectativa é o governo federal “continuar o trabalho de valorização dos servidores da segurança pública”, ao citar, entre outras inciativas, linhas de financiamento de habitação.
O diretor-adjunto da Polícia Civil do DF (PCDF), Benito Tiezzi, também parabenizou os agentes de custódia, ao pontuar que eles são “indispensáveis” aos quadros da instituição e defender a realização de concurso para o cargo.
Atividade difícil e perigosa
Por sua vez, o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, cumprimentou os agentes de custódia pela atividade que exercem, que ele classificou como “sensível, difícil e perigosa”, assinalando que esses profissionais atuam na ponta. Ele lembrou sua passagem como diretor do sistema penitenciário, experiência que o levou a conviver com os agentes e, por isso, admirar e respeitar a categoria.
Equiparação Salarial
As transformações na carreira, que teve origem no sistema penitenciário do DF, foram descritas pelo presidente da Associação dos Agentes Policiais de Custódia da PCDF, Fabrício Gildino, que apontou a modernização das funções. Ele citou as dificuldades enfrentadas pelos agentes, como as jornadas exaustivas e ininterruptas, e reivindicou equiparação salarial entre a PCDF e a Polícia Federal. O mesmo pleito foi reforçado pela presidente do Sindicato dos Delegados de PCDF (Sindepo/DF), Claudia Aparecida Alcântara, que ressaltou o trabalho conjunto entre as entidades sindicais e as parcerias com os representantes de governo.
Também argumentou pela equiparação entre a PCDF e a Polícia Federal o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), Enoque Venâncio. Por ter atuado no sistema penitenciário, Enoque considerou justa e merecida a homenagem aos agentes de custódia, e endossou a valorização da carreira.
“A união entre as representações da PCDF é fundamental para qualquer conquista”, avaliou o senador Izalci Lucas (PSDB/DF), que considera viável a equiparação salarial no próximo ano. A PCDF como um todo é motivo de orgulho, disse o senador, ao afirmar seu reconhecimento ao trabalho dos agentes de custódia.
Para a deputada Érika Kokay (PT/DF), o processo de negociação precisa ser mais célere para fazer justiça às forças de segurança pública do DF. Ela manifestou apoio ao desafio de assegurar a isonomia salarial entre as polícias e a valorização das carreiras.
Ao final do evento, foram entregues premiações, como a Medalha do Mérito Policial de Custódia, a personalidades que demonstraram contribuição à carreira e a agentes que se destacaram em suas funções.
Agência CLDF
Nenhum comentário