O plenário da Câmara Legislativa recebe sessão solene em comemoração ao Dia do Cirurgião Vascular, nesta sexta (18), às 19h. O autor do re...
O plenário da Câmara Legislativa recebe sessão solene em comemoração ao Dia do Cirurgião Vascular, nesta sexta (18), às 19h. O autor do requerimento, deputado Jorge Vianna (PSD) alega que “esses profissionais são responsáveis por todo o sistema circulatório, um dos mais importantes do corpo humano, porém é uma especialidade pouco lembrada”.
O parlamentar explica que a cirurgia vascular é um dos ramos da medicina em que são tratados os vasos sanguíneos, sistema linfático, artérias e veias. O deputado, que é enfermeiro por profissão, diz que essa especialidade cuida de doenças como aneurismas de aorta e aterosclerose.
“Segundo o Relatório Epidemiológico sobre Mortalidade no DF, em 2019 ocorreram 3.135 óbitos decorrentes de doenças do aparelho circulatório . A mortalidade é maior entre os homens, com 114,7 óbitos para cada 100.000 habitantes do sexo masculino, enquanto em mulheres são 94,2 óbitos a cada 100.000 habitantes. Os avanços científicos da cirurgia vascular tornaram a implementação de tratamentos modernos que proporcionam mais qualidade de vida para a população”, disse.
Para o evento, que terá transmissão da TV Câmara Distrital (canal 9.3) e YouTube, confirmaram a presença convidados ilustres representantes de setores da cirurgia vascular:
Júlio Cesar Peclat de Oliveira, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular - Nacional (SBACV-Nacional);
Leonardo Pires de Sá Nóbrega, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular - Distrito Federal (SBACV-DF);
Edson Hugo Ferreira de Lima Cardoso, chefe do Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital de Base;
Alcides José Araújo Ribeiro, representante do Programa de Residência Médica em Cirurgia Vascular do Hospital de Base;
Antônio Carlos de Souza, representante da Diretoria da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular - Distrito Federal (SBACV-DF).
Agência CLDF
Nenhum comentário