Treinamento para resgate de vítimas feito em um bom tempo de atendimento e com organização, envolvendo nove órgãos do governo e 50 servido...
Treinamento para resgate de vítimas feito em um bom tempo de atendimento e com organização, envolvendo nove órgãos do governo e 50 servidores voluntários, atesta boa qualidade dos serviços
O Túnel Rei Pelé, em Taguatinga, foi aprovado em seu primeiro teste, na tarde deste domingo (9). Maior obra viária do Distrito Federal e inaugurada no início de junho, ele recebeu seu primeiro exercício simulado de acidente de trânsito numa grande operação envolvendo nove órgãos de governo. Em um cenário que cairia bem em um bom filme, mais de 50 servidores participaram da ocorrência e o tempo resposta para o atendimento às vítimas de um acidente grave foi de 4 minutos.
Ao longo de 40 minutos, forças de segurança e equipes de atendimento médico se mobilizaram para atender uma batida grave envolvendo dois veículos e uma motocicleta. Viaturas do Corpo de Bombeiros, do Samu e da Polícia Militar entravam em alta velocidade e com as sirenes ligadas a todo momento no Túnel Norte – que liga o Plano Piloto a Ceilândia. A missão: atender a duas vítimas em estado grave (uma presa às ferragens) e duas em situação estável. Já ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e ao Detran coube fechar o trânsito e, ao final, remover os veículos do local.
Tudo era monitorado pelo centro de controle operacional do túnel – uma central que reproduz as imagens de 22 câmeras instaladas em diversos pontos do monumento. Ao final do primeiro simulado, o resultado foi considerado positivo.
“Consideramos um sucesso, visto que os quatro minutos que o Corpo de Bombeiros levou para chegar ao local foi um baixo tempo de resposta ”, pontuou o técnico da Subsecretaria de Operações Integradas (Sopi) da Secretaria de Segurança Pública, coronel Rodrigo Freitas. As vítimas fictícias eram servidores da Secretaria de Obras, que toparam participar da aventura.
Conforme lembrou a secretária executiva de Obras, Janaína Chagas, que participou da concepção do Túnel Rei Pelé, esta foi apenas a primeira simulação neste formato no local. Outras encenações, como a de um incêndio e com pessoas deixando o túnel a pé, também serão treinadas. “O túnel tem características particulares. Ele é um espaço confinado, com acessos restritos, diferentes de outras obras viárias, como os viadutos, que são abertos. Então, esse tipo de cuidado, de observação, é muito necessário”, concluiu.
Com informações da Agência Brasília
Nenhum comentário