Na Colômbia, o presidente Lula disse que a formalização vem para intensificar a cooperação entre os países amazônicos Primeira reunião do ...
Na Colômbia, o presidente Lula disse que a formalização vem para intensificar a cooperação entre os países amazônicos
Primeira reunião do Parlamaz após recriação, em 2022
O colegiado, no entanto, ficou dez anos inativo e foi reestabelecido em 2020, tendo a primeira reunião presencial após a volta das atividades em 2022. Neste encontro, foi aprovada a declaração de institucionalização, para dar mais independência ao Parlamaz.
"Hoje, sem regimento, sem institucionalização, enfrentamos dificuldade de potencializar nossas decisões. Discutimos o problema, mais as decisões ficam no campo do debate, da troca de experiência", explicou Trad, ponderando que, por outro lado, há apoio por parte do Congresso brasileiro às ações desenvolvidas no colegiado.
Nelsinho Trad fala sobre institucionalização do Parlamaz
Na Colômbia, no sábado (8), Lula propôs a formalização do Parlamento Amazônico. "É preciso valorizar o papel dos prefeitos, governadores e parlamentares. Não se faz política pública sem participação de quem conhece o território. Para isso, queremos formalizar o Foro de Cidades Amazônicas e o Parlamento Amazônico", disse, no encerramento da reunião técnico-científica da Amazônia, que reuniu representantes dos oito países com territórios amazônicos.
Todos esses países são integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), mecanismo internacional que o Executivo e os membros buscam fortalecer. O objetivo é implementar propostas visando a proteção dos povos indígenas, a promoção científica e bioeconômica e o combate aos crimes transnacionais.
Com informações do R7-DF
Nenhum comentário