Movimentos sociais e sindicalistas apresentam propostas na Plenária do PPA no DF - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Propaganda

Últimas notícias:

latest

Movimentos sociais e sindicalistas apresentam propostas na Plenária do PPA no DF

  Evento foi realizado na noite desta terça-feira (27), em Brasília, e contou com a participação de ministros Ministra do Planejamento diz q...

 

Evento foi realizado na noite desta terça-feira (27), em Brasília, e contou com a participação de ministros


Ministra do Planejamento diz que orçamento contará com políticas públicas que foram apresentadas - Brasil de Fato DF

Após 18 encontros estaduais, foi a vez do Distrito Federal receber a plenária do Fórum do Plano Plurianual Participativo (PPA) do governo federal. O evento ocorreu nesta terça-feira (27), no Teatro dos Bancários, em Brasília, e contou com a participação de ministros, parlamentares, sindicalistas e integrantes de movimentos sociais que levaram demandas para serem incorporadas ao planejamento das ações da União para o quadriênio 2024 a 2027.

A primeira a apresentar as demandas foi Ângela Amaral, do Levante Popular da Juventude, que falou sobre a necessidade de investimentos no programa Vida Digna Para a Juventude Brasileira. "O DF é composto em sua maioria pela juventude preta e periférica e esse programa versa eixos como pesquisa, trabalho, educação, cultura, esporte, saúde e financiamento para que a gente consiga avançar em políticas públicas e respostas concretas para a vida da juventude brasileira", afirmou Ângela.

Representando o Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, a advogada Cleide Martins, apresentou três demandas: recursos para construção de sedes dos conselhos tutelares; recursos para a criação de uma política específica para imigrantes, refugiados e apátridas; recursos para a criação da Rede Nacional de Monitoramento e Combate ao Lawfare, que é o uso estratégico do direito para fins de deslegitimar, prejudicar ou aniquilar um inimigo político.

Para chamar atenção para a necessidade do combate ao feminicídio e o aumento de casos no DF a militante da Marcha Mundial das Mulheres, Ana Paula Cusinato, defendeu uma proposta de autonomia política e econômica para mulheres. "Só com economia, emprego com direitos e salários justos, educação todas as mulheres terão condições de enfrentar essa violência".

:: Feminicídios: em menos de seis meses, 18 mulheres foram assassinadas no DF ::

A população em situação de rua também apresentou demandas e propostas. Representante do Movimento de População em Situação de Rua, Joana Bazílio, apresentou propostas para fortalecimentos de assistência social voltadas para crianças e adolescentes, renda básica e ampliação dos CRAs, fortalecimento do BPC (Benefício de Prestação continuada) e bolsa família. "É importante a capacitação de agentes comunitários, que também inclui as pessoas em situação de rua, porque nós podemos trabalhar por nós e entender a nossa problemática de saúde mental. Então é importante investir em agentes de saúde que também tenham trajetória de rua", afirmou Joana.


Joana Bazílio apresenta propostas para PPA / Brasil de Fato DF

Representando o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Rud Rafael falou da necessidade de ampliar a Faixa 1 (casas populares) do programa Minha Casa Minhas Vida para famílias que recebem até R$ 2.600 e sobre a regularização fundiária para moradores do Recanto das Emas. Já o presidente da CUT, Rodrigo Rodrigues, falou da necessidade de fortalecimento do movimento sindical, a valorização do servidor publico federal e a reestruturação do Ministério do Trabalho, que foi extinto no governo anterior e recriado pelo presidente Lula.

Também apresentaram demandas Raimundo Kamir (Sinpro-DF), que falou sobre a necessidade de universalização da internet com segurança e qualidade. Já Rodrigo de Paula Martins, das Brigadas Populares, falou da necessidade de investimentos e reestruturação da mobilidade urbana e transporte público. Ainda apresentaram demandas Haroldo Pinheiro Mendonça pelo Fórum de Economia Solidária do DF e Afonso Magalhães pela Central de Movimentos Populares.

Ministros

Quatro ministros do governo federal estiveram presentes no evento em Brasília, Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Márcio Macêdo (Secretaria Geral da Presidência da República), Marina Silva (Meio Ambiente) e Silvio de Almeida (Direitos Humanos). Marina e Silvio apresentaram propostas para suas respectivas áreas e pediram apoio aos presentes na proposição de políticas relacionadas ao Meio Ambiente e Direitos Humanos.

"Ouvindo vocês vamos colocar no orçamento brasileiros que nós vamos entregar no Congresso todas as políticas públicas que foram apresentadas", afirmou Simone Tabet no final do encontro, lembrando que a construção do orçamento participativo passando por todas as capitais foi uma determinação do presidente Lula. "O PPA participativo vai ter a cara do povo brasileiro e é muito importante todos participarem desse processo", acrescentou Macêdo.

O evento em Brasília ainda contou com a participação de parlamentares do DF, como a senadora Leila Barros (PDT), a deputada federal Erika Kokay (PT) e o deputado distrital Chico Vigilante (PT). Ainda haverão plenárias regionais em oito estados, sendo a última em São Paulo (SP), no dia 14 de julho.

Com informações do Brasil de Fato-DF

Nenhum comentário