Programa que contempla 102 professores de todo o Brasil terá a participação de 15 representantes da Secretaria de Educação do Distrito Fed...
Programa que contempla 102 professores de todo o Brasil terá a participação de 15 representantes da Secretaria de Educação do Distrito Federal
O programa terá duração de oito semanas, de 29 de maio a 20 de julho, e levará 102 professores de escolas de todo o Brasil para o Canadá, a fim de ingressarem em um curso imersivo focado em inglês como segunda língua, abordagens centradas em estudantes, sala de aula inclusiva, gestão de sala de aula e tecnologia. O programa no Canadá será administrado pela Colleges and Institutes Canadá (CICan) e ministrado por duas de suas instituições membros: Fanshawe College e Niagara College.
O secretário executivo Isaias Aparecido foi acompanhar o embarque do grupo e ressaltou a importância de projetos como esse na capacitação dos professores. “A secretaria acredita e apoia este programa e deseja que mais professores sejam contemplados com experiências tão ricas como essa.”
A professora Valéria Parente faz parte do grupo dos selecionados do DF para o programa e destacou a importância da experiência para trazer novos conteúdos e abordagens para a sala de aula. “Tenho muitas expectativas com essa formação, entre elas aprimorar minha prática como pedagoga, desenvolver estratégias inclusivas e ampliar minha visão da educação conhecendo uma nova realidade educacional”, planejou Valéria, professora efetiva da Secretaria de Educação do DF desde 2009.
Valéria conta que encontrou na utilização de jogos e competições saudáveis uma forma de despertar os alunos para aprendizagem. Foi assim que nasceu o projeto Soletrando na Escola do Campo, em 2014. O mesmo foi aprimorado para as Escolas do Campo em 2017 e o projeto foi inscrito no concurso da Capes.
Representantes do DF
Outra docente selecionada para participar do programa é Thaís Castro da Costa, coordenadora pedagógica do Jardim de Infância 02 do Cruzeiro desde 2020. Ela foi escolhida com o projeto chamado “O valor da felicidade”. Ela desenvolveu uma rede social da escola que permite aos pais e à comunidade acompanhar o trabalho da equipe e os progressos dos alunos.
Sei que há muitos desafios pela frente, mas estou pronta para enfrentá-los e trazer novos aprendizados para minha vida profissional e pessoal. Me sinto muito honrada em poder representar, de alguma forma, todos os profissionais da educação que se dedicam diariamente a oferecer um ensino de qualidade e transformador para nossas crianças e jovens”, afirmou Thaís.
Sandra Amélia Cardoso, professora de Língua Portuguesa na SEE-DF desde 1997, foi selecionada com o projeto “Caminhos de Paz na Escola: Ações e Realidades na Socioeducação”, que foi inspirado no caderno orientador “Convivência Escolar e Cultura de Paz” da pasta, do qual participou da elaboração.
”Meu objetivo, após meu retorno ao Brasil, é contribuir com o desenvolvimento do projeto em minha escola de lotação e a realização de ações de aprimoramento das minhas aulas, em prol da melhoria da aprendizagem dos alunos”, programou Sandra.
Com informações da Secretaria de Educação
Nenhum comentário