Representantes dos TREs foram recebidos na Residência Oficial de Águas Claras para despedida do 81º Coptrel Ao lado do presidente do TRE-D...
Representantes dos TREs foram recebidos na Residência Oficial de Águas Claras para despedida do 81º Coptrel
Presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais de todo o país foram recebidos na Residência Oficial de Águas Claras (Roac), na noite desta sexta-feira (19), para o encerramento do encontro do colegiado em Brasília.
O jantar oferecido pelo Governo do Distrito Federal (GDF) na residência oficial ocorreu em virtude do 81º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), uma sociedade civil sem fins lucrativos com objetivo de propor soluções à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia. O Coptrel é formado pelos presidentes dos 27 tribunais regionais do país.
Os secretários da Casa Civil, Gustavo Rocha; de Turismo, Cristiano Araújo; e a primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, agradeceram a presença dos líderes dos TREs e o trabalho desenvolvido durante o encontro.
Mayara destacou que os tribunais regionais eleitorais são essenciais no fortalecimento da democracia. “Agradeço a participação de todos na disseminação e na consolidação do sistema eleitoral brasileiro. Vocês têm um papel importantíssimo na democracia”, disse a primeira-dama.
Gustavo Rocha elogiou o papel dos TREs na organização e fiscalização dos pleitos em todo o país, enquanto Cristiano Araújo convidou os presentes a um passeio turístico na manhã deste sábado (20).
Justiça Eleitoral brasileira
No Brasil, os TREs auxiliam o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão máximo da Justiça Eleitoral, no fortalecimento da democracia. Juntos, eles são responsáveis por organizar e fiscalizar todo o processo eleitoral, que vai desde o cadastro e a prestação de contas até a votação, divulgação dos resultados e diplomação dos eleitos. O país tem mais de 156 milhões de eleitores, sendo 2,2 milhões de votantes no DF.
Presidente do TRE-DF, o desembargador Roberval Belinati destacou a importância dos tribunais se reunirem para criar laços e consolidar o processo eleitoral.
“O dever da Justiça Eleitoral é melhorar o serviço prestado à população cada vez mais. Nas últimas eleições, o DF terminou em primeiro lugar na apuração e tivemos o menor índice de abstenção, ou seja, o local onde as pessoas mais votaram foi no DF. Isso reflete o trabalho realizado pela Justiça Eleitoral, pela imprensa e outros atores”, afirmou o presidente do TRE-DF, Roberval Belinati.
Da Redação ; com informações da Agência Brasília
Nenhum comentário