Segundo o Instituto, os primeiros dados definitivos da população brasileira serão divulgados em um mês, no dia 28 de junho. Até o final do...
Segundo o Instituto, os primeiros dados definitivos da população brasileira serão divulgados em um mês, no dia 28 de junho. Até o final do ano, 80% a 90% dos dados devem estar prontos
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) encerra nesta domingo (28/5) a apuração dos dados coletados para o Censo Demográfico de 2022. Segundo o instituto, os primeiros dados definitivos de população serão divulgados daqui a um mês, em 28 de junho.
A ideia é que entre 80% e 90% dos dados do Censo sejam publicados até o final do ano. Realizado a cada dez anos, e previsto para 2020, o levantamento foi adiado por conta da pandemia da covid-19. Neste final de semana, o IBGE realizou uma última coleta residual.
- Moradores de bairros nobres das capitais evitam responder Censo do IBGE
- IBGE submete resultados preliminares do Censo 2022 à avaliação de demógrafos e estatísticos
- IBGE prorroga novamente coleta e divulgação de dados do Censo
Censo enfrentou dificuldades
A fase principal de coleta de dados foi encerrada em 1º de março, mas as equipes do instituto continuaram sendo enviadas a locais estratégicos onde houveram dificuldades de acesso. O instituto fez ainda uma operação especial na Terra Indígena Yanomami, onde a coleta foi prejudicada inicialmente por conta da remoção de garimpeiros ilegais feita pelo governo federal.
Além do atraso por conta da pandemia, o IBGE também enfrentou atrasos por restrições orçamentárias. A previsão original era que a coleta fosse encerrada em outubro do ano passado, com apenas três meses de atuação. Desde o início, porém, recenseadores reclamaram dos baixos salários e da falta de pagamento, e chegaram a ameaçar greves. Também afetaram o levantamento a alta taxa de recusa dos cidadãos para receber os servidores, e as fake news divulgadas sobre a coleta de dados.
com informações do CB
Nenhum comentário