Reprodução/Instagram Paulo Zulu, 59 anos , publicou um vídeo nas redes sociais fazendo um alerta após passar por uma cirurgia de emergênci...
Reprodução/Instagram Paulo Zulu, 59 anos, publicou um vídeo nas redes sociais fazendo um alerta após passar por uma cirurgia de emergência. O ator e ex-modelo recebeu o diagnóstico para câncer na bexiga e passou por um procedimento em fevereiro para retirar o tumor.
Infelizmente, quando eu fiz aquele post do hospital, eu fiz uma prevenção, na verdade, eu tinha feito uma operação, porque foi descoberto um sistema canceroso pequeno na minha bexiga. Já é o segundo. Há dois anos eu tirei outro”, disse.
Em seguida, Paulo destacou que os hábitos de vida saudável o ajudaram na recuperação, mas também aproveitou para alertar sobre a importância de fazer exames de revisão.
Azia forte, recorrente, que apresente dor e que, aparentemente, não passa, pode indicar vários tipos de doenças, como câncer de garganta ou estômago. Além disso, a dificuldade e a dor ao engolir também devem ser investigadas, pois podem ser sinal de câncer de esôfagoDjelicS/ Getty Images
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer é um dos principais problemas de saúde pública no mundo e é uma das quatro principais causas de morte antes dos 70 anos em diversos países. Por ser um problema cada vez mais comum, o quanto antes for identificado, maiores serão as chances de recuperação
O primeiro sinal de alerta do câncer de bexiga é a hematúria, isto é, o sangramento presente na urina. Por isso, a condição é muitas vezes confundida com infecção de urina ou pedras nos rins, explica a médica Suelen Martins, oncologista clínica do CEON + (Centro de Oncologia). Além disso, o paciente pode ou não sentir dor, a depender da extensão da doença.
O diagnóstico precoce permite a maior chance de cura além da possibilidade de tratamentos menos invasivos. Ele é realizado através da cistoscopia, um exame endoscópico da bexiga, que permite identificar algum tumor e removê-lo se na forma inicial”, detalha Suelen.
Com informações do Metrópoles
Nenhum comentário