Participantes aprendem a evitar desperdício de água na lavoura e a elevar renda com a redução de gastos Aproximadamente 30 produtores e tr...
Participantes aprendem a evitar desperdício de água na lavoura e a elevar renda com a redução de gastos
Aproximadamente 30 produtores e trabalhadores rurais do Gama aprenderam, em curso oferecido pela Emater, formas mais adequadas de utilizar a água para irrigar lavouras, com ganhos financeiros para o produtor a partir do uso do recurso hídrico de modo mais equilibrado.
Durante o curso “Como ganhar dinheiro com irrigação eficiente”, que teve como foco a economia e a elevação de renda do produtor, o engenheiro-agrônomo Rodrigo Teixeira Alves explicou o funcionamento do irrigas, um aparelho simples, desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para medir a quantidade de água existente no solo.
Quase todo produtor irriga mais que o necessário. São gastos que podem ser evitados com um planejamento de irrigação adequado”
É comum o produtor irrigar a cultura diariamente, o que causa perdas de água. Essa tecnologia indica que, às vezes, é necessário molhar as plantas com menor frequência”, aponta.
De acordo com Rodrigo, uma propriedade que adota o equipamento pode chegar a economizar, além da água, até 70% de energia elétrica para bombear o recurso hídrico. “Uma irrigação adequada reduz também as possibilidades de a planta contrair doenças, promovendo a economia de remédios e outros insumos químicos. No final do ano, a diferença no bolso do produtor é significativa”, observa. A atividade se desenvolveu em duas etapas, no Núcleo Rural Ponte Alta (região administrativa do Gama), nas duas últimas semanas.
O engenheiro-agrônomo Antonio Dantas reforça a importância de o agricultor executar o redimensionamento da irrigação. “Um sistema eficiente reduz os gastos, elevando a renda do empreendedor rural, e é mais sustentável ambientalmente, já que a água é um recurso escasso. Daí a importância do planejamento”, ressalta.
Planejamento
A atividade ocorreu na chácara do produtor Miguel Simões de Oliveira, que cultiva hortaliças. “Antes, meus gastos com água e energia elétrica eram muito altos, mas, com a orientação do Kleiton [gerente do escritório da Emater-DF no Gama], consegui economizar bastante”, conta o agricultor.
“Quase todo produtor irriga mais que o necessário”, explica Kleiton. Excesso de água e material inadequado causam perda de água e insumos, aumento na conta de energia elétrica e doenças nas plantas. “São gastos que podem ser evitados com um planejamento de irrigação adequado”, completa o agrônomo.
Com informações da Emater
Nenhum comentário