Um dos dos objetivos da Frente Parlamentar, presidida por Chico Vigilante, será lutar contra o preconceito e a intolerância religiosa O la...
Um dos dos objetivos da Frente Parlamentar, presidida por Chico Vigilante, será lutar contra o preconceito e a intolerância religiosa
O lançamento da Frente Parlamentar em Defesa e Proteção dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e das Religiões de Matriz Africana no DF acontece nesta quinta-feira (13), às 19h, no auditório, quando também será celebrado o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé.
O autor da homenagem, deputado Chico Vigilante (PT), destaca a importância da Lei nº 14.519/23, sancionada em janeiro deste ano pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, que institui o dia 21 de março como o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. O parlamentar esclarece que a data escolhida faz menção ao massacre de 69 pessoas negras que protestavam pacificamente contra o regime de segregação racial na África do Sul nos anos 60.
Na avaliação de Vigilante, a medida é mais uma sinalização do governo de que pretende promover medidas de igualdade e de liberdade religiosa.
O distrital contextualiza que o candomblé tem origem africana. No Brasil, começou nos estados da Bahia e Pernambuco, sendo que, atualmente há cerca de 3 milhões de praticantes por todo o país. Ele lembra que a crença foi proibida e discriminada por séculos, com seus praticantes tendo sofrido prisões e perseguições. Nesse sentido, um dos dos objetivos da Frente Parlamentar será lutar contra o preconceito e a intolerância religiosa.
O evento desta noite será transmitido ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube.
Agência CLDF
Nenhum comentário