Oxigenoterapia é ampliada para mais 347 pacientes - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Propaganda

Últimas notícias:

latest

Oxigenoterapia é ampliada para mais 347 pacientes

Reforço de serviço para atendimento domiciliar assiste pessoas com insuficiência respiratória crônica causada por lesões pulmonares irrevers...

Reforço de serviço para atendimento domiciliar assiste pessoas com insuficiência respiratória crônica causada por lesões pulmonares irreversíveis

Secretaria de Saúde já oferece o serviço de oxigenoterapia para outros 1.200 pacientes em tratamento domiciliar. Mas houve aumento dessas solicitações, sobretudo após a pandemia de covid-19, que deixou muitas pessoas com sequelas respiratória | Foto: Arquivo/Agência Saúde-DF

A Secretaria de Saúde (SES) assinou o contrato para fornecimento de concentradores e demais equipamentos necessários para prover a oxigenoterapia a mais 347 pacientes em atendimento domiciliar. O tratamento específico é indicado para quem sofre com insuficiência respiratória crônica causada por lesões pulmonares irreversíveis, como bronquiectasia e fibrose cística, entre outras.

De acordo com a gerente de Serviços de Atenção Domiciliar da Secretaria de Saúde, Bianca Lima, o novo contrato assinado nesta terça-feira (28) vai reduzir a procura por unidades de saúde e até permitir alta de pacientes que dependem desse tratamento. “Temos pacientes hoje aguardando nas enfermarias para ter alta só por conta da oxigenoterapia”, conta. Com o contrato, a expectativa é, inclusive, liberar leitos para outras necessidades.

Nós estamos tendo um aumento da sobrevida da população do Distrito Federal, com aumento de doenças crônicas, doenças renais e diabetes. Vamos precisar de leitos”

Lucilene Florêncio, secretária de Saúde

Bianca Lima lembra que a Secretaria de Saúde já oferece o serviço de oxigenoterapia para outros 1.200 pacientes em tratamento domiciliar e que houve aumento dessas solicitações, sobretudo após a pandemia de covid-19, que deixou muitas pessoas com sequelas respiratórias. “Houve um aumento da demanda em nível mundial”, explica.

No DF, os pacientes são acompanhados por equipes de saúde, conforme a complexidade de cada caso. Dependendo da evolução, o tratamento com oxigenoterapia pode ser descontinuado ou requerer internação, quando houver necessidade.

Contrato regular

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, destaca que a equipe de gestores trabalha hoje para assinar mais um contrato de oxigenoterapia, dessa vez do tipo regular, com prazo de um ano, renovável por mais cinco. O foco será atender tanto os pacientes atuais quanto ampliar a possibilidade de incluir mais pessoas no tratamento domiciliar.

De acordo com a gestora, é preciso reforçar opções como tratamento domiciliar por conta das futuras pressões previstas sobre o sistema de saúde pública. “Nós estamos tendo um aumento da sobrevida da população do Distrito Federal, com aumento de doenças crônicas, doenças renais e diabetes. Vamos precisar de leitos”, afirma.

Com informações da Secretaria de Saúde do DF 

Nenhum comentário