O deputado Roosevelt Vilela destacou a relevância da instituição para o país: “Os senhores fuzileiros da ativa ou veteranos dedicaram suas...
O deputado Roosevelt Vilela destacou a relevância da instituição para o país: “Os senhores fuzileiros da ativa ou veteranos dedicaram suas vidas à defesa da nossa nação
A Câmara Legislativa realizou sessão solene nesta sexta-feira (10) em comemoração aos 215 anos do Corpo de Fuzileiros Navais, com a entrega de moções de louvor aos militares pelos “relevantes serviços prestados”. O autor da sessão e das moções, deputado Roosevelt Vilela (PL), afirmou que a homenagem representa um reconhecimento de toda a população do Distrito Federal.
O parlamentar também destacou a relevância da instituição para o país: “Os senhores fuzileiros da ativa ou veteranos dedicaram suas vidas à defesa da nossa nação. Não sejamos românticos: o que impede a anarquia, o que fortalece a democracia, são as Forças Armadas, são as forças de segurança”.
O presidente da Associação dos Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais, suboficial Macedo, agradeceu o apoio de Roosevelt Vilela e parabenizou os militares. “Todos que passaram pelo Corpo de Fuzileiros jamais vão deixar de ser fuzileiros, esquecer o que foi”, relatou.
O comandante do 7° Distrito Naval, vice-almirante José Vicente de Alvarenga Filho, fez uma retrospectiva histórica da instituição, destacando que a “dupla missão” do Corpo de Fuzileiros navais é “proteger as nossas riquezas”, mas “cuidando da nossa gente”. Sobre essa segunda obrigação constitucional, ele lembrou da atuação nos desastres naturais, como o de São Sebastião, onde foi montado um hospital de campanha pelos fuzileiros. O comandante agradeceu ao deputado Roosevelt Vilela pela homenagem e parabenizou os “fuzileiros navais de ontem, de hoje e de sempre, pelos serviços que prestam à nossa Marinha e ao nosso Brasil”.
A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) disse que tem “uma história afetiva” com a Marinha, e se colocou à disposição para viabilizar, por meio de emendas parlamentares, projetos da instituição, como a construção de espaço para os veteranos, em parceria com Roosevelt Vilela. De acordo com ela, seu mandato já destinou “quase” R$ 1 milhão para projeto de educação e esporte da Marinha. “A gente não precisa esperar pela tragédia. Tragédias de vidas perdidas para as drogas, vidas perdidas pela ignorância, pela falta de estudo, pela falta de cuidado. Eu, como mãe, me sinto muito comovida por essa ação dos senhores do corpo de fuzileiros navais”, afirmou.
O deputado Thiago Manzoni (PL) destacou a relevância do Corpo de Fuzileiros: “A existência de vocês na nossa República é imprescindível, é fundamental, e toda a nossa população, a nossa nação, admira, respeita e valoriza o trabalho de vocês e das nossas Forças Armadas”.
Também participaram da sessão solene o comandante do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, capitão de Mar e Guerra Marcelo Fortunato Heringer Rosa; o comandante do Centro de Instrução e Adestramento de Brasília, capitão de Mar e Guerra Márcio Abreu Caldas; o chefe do Estado-maior, capitão de Mar e Guerra Gutenberg Recife; e a diretora do Hospital Naval de Brasília, capitã de Mar e Guerra Gisele Mendes De Sousa Mello.
Agência CLDF
Nenhum comentário