A data representa o primeiro de quarenta dias que marcam um período de penitências e intensificações nas orações até a Páscoa (crédi...
A data representa o primeiro de quarenta dias que marcam um período de penitências e intensificações nas orações até a Páscoa
Após a folia de carnaval, os olhares se voltam para a Quarta- feira de Cinzas, celebrada nesta quarta- feira (22/2). O período é marcado pela Quaresma, um tempo de penitência e intensificação das orações.
A missionária da comunidade católica Obra de Maria, Maria Claudia Correia Magalhães, 44 anos, esteve presente na missa em sua comunidade com a família. “Nós somos consagrados na comunidade, então participamos ativamente das missas. Nós vivemos o momento de conversão e de cura muito importante. Depois que vivemos o amor de Deus intensamente em nossas vidas, nunca mais deixamos de frequentar a missa”, expõe a moradora de Vicente Pires.
A fiel foi a cerimônia com seu esposo Malthus Correia Magalhães, 44 anos, e seus dois filhos Marcos Vinicius, 9, e Miguel, 6, e lembra que a Quaresma é um momento de renunciar algumas vontades. “As cinzas são bentas e colocadas sobre nossa testa para lembrar que somos pó e do pó voltaremos. Neste caso temos que abdicar das nossas vontades, desejos é que busquemos mais a Deus neste tempo de quaresma”, explica a fisioterapeuta.
Daqui a 40 dias, os cristãos vão estar celebrando todo o mistério pascal, a paixão, a morte e a ressurreição do Senhor, conforme relata o padre João Firmino. “Nós somos convidados a refletir nesse período sobre a vida, no intuito de crescer na prática da caridade, oração e penitência. Preparando cada vez mais interiormente para enfrentar as situações da vida”, explica o sacerdote da Paróquia São Judas Tadeu, em Taguatinga.
Para o padre, o carnaval não é apenas algo mundano, mas sim o último instante de comer a carne para se fortalecer para vivenciar o tempo quaresmal. “É preciso cada vez valorizar as situações de sofrimentos em nossa volta. Às vezes, a gente tem tanta benção e graças em nossas vidas que não valorizamos tudo aquilo que a gente possui”, conta.
Para os católicos, a preparação durante todo o tempo da Quaresma exige do fiel algumas penitências necessárias nesse momento de preparação. “São várias mortificações que a pessoas faz para valorizar aquilo que possui, seja uma coisa simples como uma sobremesa, para que assim possa com esse desejo crescer na graça”, salienta o padre.
Campanha da fraternidade
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou a cerimônia de lançamento da Campanha da Fraternidade 2023 (CF 2023) nesta quarta- feira (22/2). Neste ano, o tema abordado será “Fraternidade e fome” e o lema bíblico, extraído de Mateus 14,16, é: “Dai-lhes vós mesmos de comer”.
Atualmente, no Brasil, mais de 33 milhões de pessoas passam fome e o país voltou ao Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU). A necessidade de se olhar para o assunto fez com que a CNBB escolhesse a temática pela terceira vez, buscando fomentar ações par minimizar os impactos da realidade de muitos brasileiros.
Com informações do CB
Nenhum comentário