R$ 183 milhões investidos para a construção de 530 km de calçadas - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Propaganda

Últimas notícias:

latest

R$ 183 milhões investidos para a construção de 530 km de calçadas

  Plano Piloto e Vicente Pires foram as regiões que mais receberam passeios entre 2019 e 2022. A partir de 2023, a Novacap pretende fazer 30...


 Plano Piloto e Vicente Pires foram as regiões que mais receberam passeios entre 2019 e 2022. A partir de 2023, a Novacap pretende fazer 300 km por ano

Elas possibilitam que os cidadãos possam ir e vir com liberdade, autonomia e segurança. No reforço à garantia desse direito previsto na Constituição, o Governo do Distrito Federal (GDF) investiu, entre janeiro de 2019 e novembro de 2022, R$ 183 milhões na construção de calçadas públicas por meio de obras da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), da Secretaria de Obras e das administrações regionais.

Cerca de oito mil empregos foram gerados nas obras de construção de calçadas no DF | Fotos: Paulo H Carvalho/Agência Brasília
Esse é um programa continuado para atender a comunidade. As demandas são grandes e os pedidos constantes. Pretendemos fazer 1,5 mil km nos próximos cinco anos”
André Vaz, diretor de Urbanização da Novacap

Em aproximadamente quatro anos, foram feitos cerca de 530 km de passeios, atendendo a pedestres das 33 regiões administrativas. Essa extensão representa aproximadamente, em linha reta, a distância de Brasília a Uberaba (MG), que é de 525,7 km.

A Novacap foi responsável pela maior parte do trabalho. Ao total, foram 304 km de calçadas construídas em 23 regiões administrativas, ao custo de R$ 108 milhões. “Depois do asfalto, calçada é o item mais pedido aqui dentro da Novacap. A gente observou essa necessidade e o governo, de 2019 para cá, já executou os mais de 300 quilômetros de calçada”, afirma o diretor de Urbanização da Novacap, André Vaz.

Já a Secretaria de Obras respondeu por mais 209 km em dez localidades específicas, com investimentos de quase R$ 75 milhões. Os demais quilômetros foram construídos pelas administrações regionais. Cerca de oito mil empregos foram gerados nas obras.

Demanda constante

As regiões que receberam o maior volume de calçadas foram Plano Piloto (167,4 km, incluindo as obras da W3 Sul e das quadras 700); Vicente Pires (135 km); Águas Claras (27,7 km); Taguatinga (16 km); Recanto das Emas (14,8 km); Lago Sul (13,9 km); Samambaia (11,7 km); Brazlândia (11,1 km); Gama (10,3 km); e Ceilândia (10 km).

Anne Rossignoli, moradora das quadras 700 da Asa Sul, diz: “Essa reforma é essencial. A W3 estava superdecadente, com muitos buracos nas calçadas”

A auxiliar administrativo Anne Rossignoli, 42 anos, é moradora há 35 anos das quadras 700 da Asa Sul. Ela diz que a comunidade aguardava a reforma das calçadas há bastante tempo. “Essa reforma é essencial. A W3 estava super decadente, com muitos buracos nas calçadas. Que bom que chegou a melhoria”, afirma. A mulher que costuma andar bastante a pé já sente a benfeitoria.

A expectativa é de que no próximo ano o trabalho se intensifique. A Novacap espera executar em 2023 o programa contínuo de reforma, manutenção e implantação de calçadas e rotas acessíveis lançado neste ano. O edital está em fase de análise das propostas ganhadoras.

O contrato prevê o investimento de R$ 53 milhões por ano para o serviço que será feito por oito empresas divididas em oito lotes, que representam todas as regiões administrativas do DF. O contrato tem duração de cinco anos e os recursos podem ter origem do próprio governo e de emendas parlamentares.

“Esse é um programa continuado para atender a comunidade. As demandas são grandes e os pedidos constantes. Pretendemos fazer 1,5 mil km nos próximos cinco anos”, explica André Vaz.

Qualidade do passeio

Melhoramos também o bordo das calçadas. Na maioria delas estamos colocando meio-fio cordão de um lado e do outro, o que ajuda para que a calçada não ceda, já que os canteiros também têm trânsito de veículos para poda, roçagem e serviços de telefonia e elétrica”

André Vaz, diretor de Urbanização da Novacap

Além de ampliar os quilômetros de novas calçadas, o GDF tem investido na melhoria do processo de implantação dos passeios. A primeira novidade é a questão da acessibilidade com a inclusão de rampas dentro das normas. A outra mudança foi a melhoria no acabamento. Antes feito de forma manual, o processo agora conta com equipamento mecânico.

“Melhoramos também o bordo das calçadas. Na maioria delas estamos colocando meio-fio cordão de um lado e do outro, o que ajuda para que a calçada não ceda, já que os canteiros também têm trânsito de veículos para poda, roçagem e serviços de telefonia e elétrica. Isso tem feito com que dure mais e evitado grandes problemas, como fissuras”, acrescenta o diretor de Urbanização da Novacap.

Mais uma alteração no serviço está ligada à preparação do terreno. Uma camada de brita tem sido colocada antes do concreto, que também ganhou mais espessura. No caso de passeio com trânsito para serviços de iluminação elétrica, a Novacap inclui uma malha de aço no concreto, o que dá durabilidade à calçada.

Com informações da Agêncxia Brasília

Nenhum comentário