Dezessete órgãos do governo montaram força-tarefa para auxiliar as famílias impactadas com o transbordo de uma bacia de contenção no últim...
Dezessete órgãos do governo montaram força-tarefa para auxiliar as famílias impactadas com o transbordo de uma bacia de contenção no último sábado (19)
O Governo do Distrito Federal (GDF) montou uma força-tarefa reunindo 17 órgãos com o objetivo de reduzir danos, amparar moradores e prever acontecimentos futuros ocasionados pelo período chuvoso, como o que ocorreu no último sábado (19), na região do Sol Nascente/Pôr do Sol. Casas foram derrubadas e veículos levados pela força da enxurrada ocasionada pelo transbordo de uma bacia de contenção devido ao acúmulo de lixo.
Em reunião nesta segunda-feira (21), o grupo de trabalho definiu oito frentes de execução de serviços com soluções e direcionamentos de ações a serem desempenhadas.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, destaca o trabalho das equipes, coordenado pela Secretaria de Governo, e ressalta o papel do Executivo local no cuidado com a população do DF. “Nós estamos reunindo diversos órgãos do Distrito Federal para que a gente possa dar atenção direta e contínua a toda população que está sofrendo com as chuvas. Boa parte dessas casas que foram levadas por esse transbordo da bacia estava em área irregular. Mas quem estava ali é porque tem necessidade de moradia e nós vamos fazer tudo para atender toda essa população em dificuldade”, explica.
Nós estamos reunindo diversos órgãos do Distrito Federal para que a gente possa dar atenção direta e contínua a toda população que está sofrendo com as chuvas”
Ibaneis Rocha observa que existem outras áreas do Distrito Federal que ainda não receberam obras, como o Trecho 3 do Sol Nascente, mas que o poder público vai trabalhar para minimizar os impactos das chuvas. “Temos que dar uma estrutura para essas famílias até que as obras de urbanização cheguem a todas essas áreas. Estamos montando essa equipe exatamente para isso, para que a gente tenha um atendimento emergencial para todas essas famílias”, frisa.
O grupo de trabalho é coordenado pela Secretaria de Governo, que reforçou o compromisso do GDF em cuidar da população, especialmente neste momento de necessidade. O secretário da pasta, José Humberto Pires, tranquilizou a população local: “O que eu senti hoje foi uma vontade total de todos em colaborar.”
“Nós temos 12 áreas de vulnerabilidade social no DF e essas áreas estão sendo monitoradas pela Defesa Civil. Em cada área que houver risco iminente, o governo estará pronto para agir, minimizando os efeitos da população”, afirma José Humberto Pires.
Com informações da Segov
Nenhum comentário