O termo do Cooperação técnica OPAS/OMS assinado com a Secretaria de Saúde no Distrito Federal possibilitou um trabalho conjunto entre amba...
O termo do Cooperação técnica OPAS/OMS assinado com a Secretaria de Saúde no Distrito Federal possibilitou um trabalho conjunto entre ambas instituições com o objetivo de qualificação da gestão da SES/DF e de atender às necessidades de cobertura e acesso à saúde da população brasiliense.
Assim, através deste Projeto com a OPAS, as ações serão iniciadas na região de Saúde Sudoeste, sendo contemplada a RA Recanto das Emas.
No dia 21 de setembro, próxima quarta-feira, as equipes de Saúde sairão as ruas do Recanto das Emas, para busca ativa, por meio de uma varredura vacinal em áreas vulneráveis e propiciando o cadastro de pessoas e domicílios na Região.
O trabalho será desenvolvido com a montagem de pontos de apoio. As equipes contarão com mais de 200 colaboradores, entre supervisor de campo e coletadores de dados. Esses últimos vão aos domicílios em duplas, devidamente identificados, em busca dos não vacinados e realização/atualização de cadastros no SUS.
Além desses grupos, há duas equipes volantes de vacinadores, formadas por um enfermeiro e três vacinadores. Todos vão às residências com crachás de identificação.
As vacinas a serem ofertadas de casa em casa pelas equipes volantes e num carro destinado para tal finalidade, serão para adultos e crianças. Recanto das Emas também contará com uma equipe de vacinação em pontos fixos, a serem divulgados em breve os locais. Nas rotas volantes e nos pontos fixos , serão ofertados todos os imunobiológicos do calendário de vacinação do Distrito Federal, exceto a vacina de BCG.
Assim, a expectativa é de aumentar a Cobertura vacinal, controlar surtos e transmissão de doenças evitáveis por vacinação e realizar Cadastros no SUS da população do território do Recanto das Emas.
Seguem abaixo vídeo e panfleto norteadores sobre a ação a ser desenvolvida para ampla divulgação, visando a adesão da população e o alcance dos objetivos propostos.
A cada território/quadras concluídas , serão divulgados os próximos territórios e os pontos fixos de vacinação.
Com informações da Superintendência Sudoeste-DF
Nenhum comentário