O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde foi criado em 1973, oferta 45 diferentes imunobiológicos para toda a popul...
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde foi criado em 1973, oferta 45 diferentes imunobiológicos para toda a população. Há vacinas destinadas a todas as faixas etárias e campanhas anuais para atualização da caderneta de vacinação. Para o calendário de rotina estão disponibilizadas 19 vacinas, cuja proteção inicia nos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida. Todos estes imunobiológicos são disponibilizados gratuitamente pelo Ministério da Saúde para os Estados, Municípios e para o Distrito Federal.
No DF, os imunobiológicos são recebidos e armazenados na rede de frio distrital e posteriormente distribuídos para as redes de frio das Regiões de Saúde. Dentre as atribuições da rede de frio distrital destacam-se o controle da distribuição de imunobiológicos, principal atividade para garantir o abastecimento e manutenção destes nas regiões e salas de vacina. Em relação às Regiões de Saúde, estas são responsáveis por receber os imunobiológicos e soros da rede de frio distrital e distribuí-los às salas de vacinas.
A vacinação de rotina é oferecida a população em mais de 120 unidades de saúde públicas das sete Regiões de Saúde, incluindo salas de vacinação fixas e serviços de vacinação volante para unidades rurais ou unidades que não possuem estrutura para dispor de uma sala fixa.
A orientação técnica dos serviços de imunização segue as normas técnicas previstas pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Na Secretaria de Saúde do Distrito Federal esta orientação é realizada pela Gerência de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e de Transmissão Hídrica e Alimentar (GEVITHA) pertencente a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP) da Subsecretaria de Vigilância a Saúde (SVS) e pelos respectivos Núcleos de Vigilância Epidemiológica e Imunização (NVEPI) das regiões, os quais estão hierarquicamente subordinados às Diretorias Regionais de Atenção Primária à Saúde (DIRAPS). A responsabilidade administrativa, no que se refere a escalas e horários de funcionamento das unidades e a carteira de serviços oferecida é de responsabilidade das DIRAPS das Superintendências de Saúde. A rede de frio distrital é responsabilidade do Núcleo de Rede de Frio (NRF) da GEVITHA/DIVEP/SVS.
Calendário de Vacinação no Distrito Federal 2022
Consulte aqui o endereço e o horário de funcionamento da sala de vacina da Unidade de Saúde mais próxima de você (*Os horários de funcionamento da vacinação nas Unidades Básicas de Saúde estão sujeitos à alterações)
Paginas Relacionadas:
Curso on line de Sala de vacinação
Sociedade Brasileira de Imunização
Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde
Gerência de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e de Transmissão Hídrica e Alimentar
GEVITHA/DIVEP/SVS/SES-DF
Endereço: bloco D, SEPS 712/912 – Asa Sul – Brasília/DF
CEP: 70.390-125
Telefone (VOIP): 2017-1145 – ramal: 8250
e-mail: gveidf@gmail.com
Área técnica de imunização
ÁREA TÉCNICA DE IMUNIZAÇÃO/GEVITHA/DIVEP/SVS/SES-DF
Endereço: bloco D, SEPS 712/912 – Asa Sul – Brasília/DF
CEP: 70.390-125
Telefone (VOIP): 2017-1145 – ramal: 8250
e-mail: imunizadf@gmail.com
Núcleo de Rede de Frio do Distrito Federal
NRF/GEVITHA/DIVEP/SVS/SES-DF
Endereço: SGAP, Lote 06, Bloco G, Parque de Apoio da Secretaria de Saúde – DF, SIA
Cep 71.200-010– Brasília/DF
Tel. (61) 2017-1145 Ramal 4190/4191/99213-4932
e-mail: redefrio.gevei@saude.gov.br
Nenhum comentário