O fisioterapeuta Renato Valduga relembrou os momentos difíceis durante a pandemia: “Foram muitas histórias silenciosas de luta e sofriment...
O fisioterapeuta Renato Valduga relembrou os momentos difíceis durante a pandemia: “Foram muitas histórias silenciosas de luta e sofrimento que vivenciamos aqui no hospital”
A Câmara Legislativa comemorou os 41 anos do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) em sessão solene na manhã desta quinta-feira (25) no auditório do HRC, com transmissão ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e Youtube. O deputado Jorge Vianna (PSD) destacou que a homenagem é um reconhecimento aos profissionais de saúde daquele hospital.
O parlamentar lembrou o “cenário de guerra” que se instalou no HRC durante a pandemia de coronavírus, com pacientes internados por todos os cantos do hospital, e exaltou o trabalho dos “corajosos” profissionais de saúde prestando-lhes assistência sem cessar. Para Vianna, o contexto da pandemia fez revelar à sociedade a atuação de todos os profissionais de saúde. “As pessoas perceberam que existem tantas outas categorias, como o técnico de laboratório e de enfermagem, que ajudam o médico na cura e promoção da saúde”, assinalou.
Na avaliação da gerente de assistência cirúrgica do HRC, a médica Thatila Ribeiro, a pandemia levou cada servidor a atingir o “apogeu de luta e empenho”. Há quinze anos no hospital, ela considerou que o local não cresceu tanto em estrutura física, mas sim em esforço e dedicação.
“Na pandemia vivenciamos um momento sem precedente e a enfermagem atuou unida”, relatou a enfermeira Maria França, há 34 anos trabalhando no HRC. “Foram muitas histórias silenciosas de luta e sofrimento que vivenciamos aqui no hospital”, reforçou o fisioterapeuta Renato Valduga, ao elogiar o trabalho de todos os servidores durante a pandemia.
Por sua vez, o diretor do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate), Newton Batista, ressaltou a necessidade de ampliação da estrutura daquele hospital frente à crescente demanda, e frisou a relevância da cerimônia em homenagem aos trabalhadores do HRC. Batista e o deputado Jorge Vianna defenderam pisos e melhorias salariais para as categorias e a reestruturação das carreiras de saúde.
Ao término da solenidade, Vianna entregou moções de louvor a profissionais do HRC.
Serviços
O HRC abarca, em seus serviços, atendimentos de emergência e ambulatorial, Banco de Leite, cirurgias, exames laboratoriais, radiografia, ecografia, tomografia e mamografia, epidemiologia, internação domiciliar e de oxigenioterapia.
A unidade tem um centro de trauma que absorve a demanda de Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol e Brazlândia, que integram a Região de Saúde Oeste, além de atender outras cidades do Entorno.
Franci Moraes - Agência CLDF
Nenhum comentário