Exposição do Museu da Limpeza Urbana, do SLU traz exemplos de objetos descartados, considerados inservíveis para alguns, mas que ainda pod...
Exposição do Museu da Limpeza Urbana, do SLU traz exemplos de objetos descartados, considerados inservíveis para alguns, mas que ainda poderiam ter utilidade para outros
Desta segunda-feira (6) até sexta (10), a Câmara Legislativa do Distrito Federal será palco de uma série de atividades da Semana do Meio Ambiente, realizada em parceria com o GDF e organizações não-governamentais. Durante cinco dias, a Casa vai abrigar exposições, receber palestras, entre outras ações. Pontos de coleta de recicláveis e de eletroeletrônicos e pilhas também estarão disponíveis no prédio do Legislativo.
“O Serviço de Limpeza Urbana é muito mais do que limpeza pública, também temos preocupação com o meio ambiente”, aponta Efigênia Lustosa Nogueira, coordenadora de Mobilização Social e Educação Ambiental do SLU.
“Nossos esforços para a educação ambiental e para a promoção da coleta seletiva são fundamentais não só para a preservação do meio ambiente, mas, também, para o retorno de materiais recicláveis para o ciclo produtivo e para garantia de renda dos catadores”, completa.
Está à mostra na CLDF o fluxo de todo o projeto: o que pode ser descartado, os coletores específicos, o que pode ser recondicionado ou ser transformado e exemplos de computadores recondicionados para serem doados para contribuir com a inclusão digital.
Na quarta-feira (8), a partir das 14h, a Casa sedia uma palestra da Secretaria de Meio Ambiente sobre a gestão de resíduos no Distrito Federal. O objetivo é demonstrar os avanços alcançados na área e o que tem sido feito para que o DF venha a se tornar referência nacional. As inscrições podem ser feitas aqui.
Na quinta (9), técnicos da Caesb vão falar sobre a individualização de hidrômetros para síndicos de condomínios verticais. A palestra está marcada para as 9h.
Práticas sustentáveis
A preocupação do Legislativo local com a sustentabilidade vai além de sua participação na Semana do Meio Ambiente e da apresentação de proposições legais.
Em seu funcionamento cotidiano, a Casa tem adotado uma série de ações para melhorar a gestão ambiental; como a troca de todas as torneiras e descargas do prédio da sede por dispositivos de baixo consumo de água; a instalação de uma usina fotovoltaica; a implementação da coleta seletiva de resíduos sólidos; o estímulo ao uso de copos retornáveis; a adesão ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), entre outras medidas.
Além disso, por meio do Ecolegis, são realizadas campanhas a partir de um cronograma anual temático. É o caso do Dia Mundial sem Carro, em setembro, e do chamado “Desafio Vertical”, para estimular o uso de escadas em vez do elevador.
Para Uirá Lourenço, coordenador do Ecolegis, é importante envolver os servidores nas ações de forma leve e com “energia positiva”, de forma a transformar hábitos.
Data comemorativa
O Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) foi instituído pela Organização das Nações Unidas em 1972. Este ano, tem como tema “Uma só Terra”, destacando a necessidade de se viver de forma sustentável em harmonia com a natureza.
Denise Caputo – Agência CLDF
Nenhum comentário