A audiência foi realizada pela CAS a pedido do deputado Iolando A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Câmara Legislativa do Distrito Fed...
A audiência foi realizada pela CAS a pedido do deputado Iolando
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou nesta segunda-feira (9/5) uma audiência para discutir o projeto de lei distrital 2568/2022, do Poder Executivo, que promove alterações no programa Bolsa Atleta, unificando o valor do benefício destinado aos atletas e paratletas. A audiência, requerida pelo deputado Iolando Almeida (MDB), contou com a presença de membros da Secretaria da Pessoa com Deficiência, da Diretoria de Apoio aos Atletas e de representantes de diversos paradesportos do Distrito Federal.
A grande questão debatida na audiência é a equiparação do valor do benefício Bolsa Atleta entre atletas e paratletas no Distrito Federal. O secretário da Pessoa com Deficiência no Distrito Federal, Flávio dos Santos, ressaltou que os paratletas realizam as mesmas atividades e assumem o mesmo compromisso, no entanto recebe menos.
Além disso, o secretário e outros participantes do encontro trouxeram questões que vão além da igualdade no valor despendido, como a necessidade de o programa Bolsa Atleta atender outras modalidades que atualmente não são beneficiadas; bem como a urgência de se atualizar o valor da bolsa e aumentar o número de beneficiados.
Foi discutida também a demanda de criação de bolsas para técnicos. Conforme apontado pelo técnico voluntário de paracanoagem, Paulo Salomão, não é possível investir nos atletas sem investir naqueles que os dão suporte. “O esporte precisa do paratleta, mas o esporte precisa também de pessoas que apoiem o paratleta. Vamos aumentar o valor, mas a gente também tem que ter pessoas para incentivar o esporte”, defendeu.
Entre as demandas dos paratletas e seus técnicos também estavam a viabilidade de maior divulgação do paradesporto nas plataformas do Governo do Distrito Federal e a cessão de bolsas a todos os paratletas titulares de times de esportes coletivos e não somente a concessão do benefício a alguns dos membros. Confira a audiência completa acessando o canal do YouTube da TV Câmara Distrital.
Isabella Almeida (estagiária)- Agência CLDF
Nenhum comentário