DF terá 79 pontos de vacinação no Dia D contra a gripe e o sarampo - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE
Domingo, Abril 6

Pages

Propaganda

Últimas notícias:

DF terá 79 pontos de vacinação no Dia D contra a gripe e o sarampo

  Campanhas são estratégicas para evitar surtos das doenças; também haverá imunização contra a covid-19 O Distrito Federal terá  79 pontos d...


 Campanhas são estratégicas para evitar surtos das doenças; também haverá imunização contra a covid-19

O Distrito Federal terá 79 pontos de atendimento no Dia D de vacinação contra a gripe e o sarampo, programado para este sábado (30). As duas campanhas vão atender crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; idosos acima dos 60 anos, além dos grupos prioritários de vacinação. Os postos estarão abertos das 9h às 17h.

Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias são um dos principais públicos-alvo das duas campanhas | Foto Tony Winston/Agência Saúde DF

A campanha contra a influenza foi iniciada no dia 4 de abril e no DF já atende aos idosos com 60 anos ou mais e as crianças com idades entre 6 meses e 4 anos e 11 meses. No dia D, a imunização também atenderá a gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, indígenas, professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

O público-alvo para a campanha de vacinação contra a influenza representa 1.086.550 pessoas no DF e a meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis até o dia 3 de junho

Também serão atendidas pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

O secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Pedro Zancanaro, explica que a vacinação contra a influenza em 2022 inclui a proteção contra a variante Darwin do vírus H3N2, que causou um surto de influenza no início de 2022. A expectativa é a de que uma maior cobertura vacinal evite o aumento do número de casos. “Com mais pessoas vacinadas, o número de casos cai”, afirma.

Os públicos prioritários também poderão procurar as unidades de saúde a partir de segunda-feira (2). Para o secretário-adjunto, é fundamental garantir a proteção desses grupos antes da chegada do período de temperaturas mais baixas. “A vacinação começa nos meses de abril e maio, antes do inverno”, explica o gestor.

O público-alvo para a campanha de vacinação contra a influenza representa 1.086.550 pessoas no DF e a meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis até o dia 3 de junho. Em 2021, a campanha atingiu 67,4% no prazo.

Sarampo

Também em evidência neste dia 30, a vacinação contra o sarampo ocorre em um momento de baixa na cobertura vacinal e do risco de novos casos. “Um único doente com sarampo é capaz de infectar de 15 a 18 pessoas”, explica Pedro Zancanaro.

Neste caso, devem ser vacinadas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos. O público-alvo no DF é de aproximadamente 182 mil crianças e a meta é vacinar 95% delas.

A proteção contra o sarampo está disponível como vacinação de rotina nas unidades básicas de saúde.

Clique aqui para conferir os locais de vacinação do Dia D.
Clique aqui para conferir a lista dos locais de vacinação de rotina.

Com informações da Secretaria de Saúde do DF

Nenhum comentário

Ricardo Vale comemora contratação de pessoas em situação de ...

DF terá primeiro Centro de Referência Especializado em Autis...

Semana começa com 624 vagas de emprego disponíveis nas agênc...

Gerência de Operações Especializadas do DER tem a missão de ...

Programa Viva Flor monitora quase mil mulheres com medidas p...

Diretor do Detran é exonerado; Marcu Antônio Bellini assume ...

Park Way celebra 64 anos com sessão solene e homenagens a mo...

Morre Fuad Noman, prefeito de Belo Horizonte, aos 77 anos

CLDF aprova contas do governador relativas aos anos de 2021 ...

Deputados cobram GDF por goteiras em sala recém-reinaugurada...