Garantindo mais uma mídia social de interação com o público, o perfil foi criado em agosto de 2021 e já conseguiu viralizar conteúdo A vei...
Garantindo mais uma mídia social de interação com o público, o perfil foi criado em agosto de 2021 e já conseguiu viralizar conteúdo
A veia comunicativa do Governo do Distrito Federal nas redes sociais é de pioneirismo. As novas tendências do mundo social sempre são avaliadas e absorvidas para melhor atender a população da capital federal nos diferentes canais que surgem. Desde agosto de 2021, o GDF entrou no TikTok.
A rede social chinesa tem como característica a produção de conteúdo de vídeos curtos. É um sucesso entre o público mais jovem e os influenciadores digitais. Em 2021, o TikTok conseguiu superar o Google em números, se tornando o site mais acessado do ano. Em 2020, a rede social ocupava apenas a sétima posição no mesmo ranking da empresa norte-americana Cloudflare.
Com a boa repercussão da mídia, o GDF entendeu que precisava se inserir também na plataforma. “Fomos um dos primeiros governos a entrar no TikTok, que é uma febre entre as redes sociais. Não tem como não estar nele, ainda mais como governo”, avalia o secretário de Comunicação, Weligton Moraes. Além do Distrito Federal estão no aplicativo os governos de São Paulo e do Maranhão.
A análise é de que a rede social ainda será muito potencializada, ganhando novos adeptos, já que os vídeos curtos têm tido cada vez mais audiência entre o público também em outras redes.
A exemplo, o formato reels no Instagram e a mídia social Kwai, aplicativo chinês com foco em conteúdos pequenos. “Estamos prontos e preparados para surfar nessa onda”, garante o secretário. No Instagram, o GDF iniciou um trabalho voltado para os vídeos com quadros como Flash GDF, Saúde em dia e Gente do DF.
Sucesso e futuro
Entender e aproveitar os momentos das mídias sociais é importante para o sucesso dos perfis de governo. Essa é a análise do professor de Jornalismo Digital do Departamento de Jornalismo da FAC/UnB, Zanei Barcellos. “O TikTok é a rede do momento. Se há algum segredo nesse mundo das redes sociais, é tentar conhecer e desvendar o funcionamento de cada uma. Para que se possa conversar com o público e aproveitar o benefício dessas ondas de comunicação que se formam para levar as mensagens necessárias.”
Mesmo com pouco tempo no TikTok, o perfil do GDF teve alguns virais. Como o vídeo publicado em novembro, que se inspira na abertura da franquia Star Wars, de George Lucas. O conteúdo bateu 1,3 milhão de visualizações. A publicação tratou do sucesso da vacinação dos jovens entre 12 e 17 anos contra a covid-19. Oitenta por cento deles já tinham “passado para o lado da força”, se imunizando com a primeira dose.
Em 2022, o objetivo é aumentar a frequência das postagens e investir numa nova estratégia específica para a rede social. “A ideia é que se torne uma das nossas principais redes sociais, como Instagram, Twitter e Facebook. O jovem está ali e queremos nos comunicar com eles”, completa Weligton Moraes.
Nenhum comentário