O curso capacita representantes da sociedade civil para o projeto Nossa Quadra, que revitalizará os espaços comunitários por meio de parce...
O curso capacita representantes da sociedade civil para o projeto Nossa Quadra, que revitalizará os espaços comunitários por meio de parceria com o poder público
A Câmara Legislativa realizou, na noite desta quarta-feira (1º), a aula inaugural do curso de formação de prefeitos e líderes comunitários para execução da Lei nº 6.915/2021, conhecida como Lei Nossa Quadra, cujo objetivo é buscar solução para a zeladoria das quadras do DF. O autor da proposta, deputado Delmasso (Republicanos), explanou que o Nossa Quadra é uma resposta à grande demanda da população pela manutenção de calçadas, parquinhos, quadras esportivas, pontos de encontros comunitários, roçagem e poda, entre outros serviços.
Na avaliação do secretário-executivo da Vice-Presidência, Haendel Fonseca, prefeitos e moradores sabem, "como ninguém", identificar os problemas e cuidar de suas quadras. “É um projeto revolucionário, que proporciona uma entrega direta à sociedade”, argumentou.
O Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Lei nº 13.019/14) foi um dos temas da aula inaugural, sendo que nas próximas segunda (6) e quarta-feira (8) serão abordados elementos básicos para a elaboração de um plano de trabalho, a execução de contratos e a prestação de contas. Permeia a formação do curso um grupo de whatsapp para trocar informações, além de encontros quinzenais posteriores para sanar dúvidas.
Oportunidade
A proposta de revitalização dos espaços comunitários urbanos por meio de parcerias com o poder público, prevista no Nossa Quadra, foi elogiada por diversos líderes comunitários que participaram da aula inaugural, a exemplo da prefeita comunitária Tânia Coelho, do Guará. “Vamos aproveitar essa oportunidade única para melhorar nossos espaços”, disse. Também do Guará, a prefeita Teresa Ferreira considerou que a nova modalidade vai ajudar, de modo efetivo, as lideranças comunitárias.
Por sua vez, o presidente da Associação de Moradores das Quadras 700 (Amo 700), Carlos Cezar Batista, reportou que o deputado visitou as quadras e pode testemunhar a necessidade de recuperação das calçadas. “Estamos esperançosos com essa lei”, afirmou.
Franci Moraes - Agência CLDF
Nenhum comentário