Até o momento, desde o início do ano foram nomeados 5.511 servidores tanto temporários quanto efetivos Vale destacar que, desde o início d...
Até o momento, desde o início do ano foram nomeados 5.511 servidores tanto temporários quanto efetivos
Vale destacar que, desde o início do mandato de Ibaneis Rocha, já ocorreram 10.098 nomeações, sendo 376 em 2019 e 4.211 em 2020. Ou seja, foi feito o possível e o impossível para dar a devida atenção ao quantitativo de profissionais de saúde.
O Governo do Distrito Federal formalizou a nomeação de mais 366 enfermeiros nesta quarta (22) durante solenidade realizada no Palácio Buriti, nesta quarta-feira (22). Trata-se de relevante reforço nos quadros da Secretaria de Saúde para otimizar ainda mais o atendimento.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), lamentou o fechamento de dois anos com a tristeza deixada pela pandemia da Covid-19, com a perda de muitos entes queridos nas famílias no DF. Mas a vacinação contribui muito para reverter a situação.
“Eu fiz questão de fazer desse final de ano bastante alegre, com a saída da pandemia, a vacinação, agora já chegando a terceira dose, eu mesmo vou tomar a minha. Espero que todos que estejam no prazo possam tomar a terceira dose. Para garantirmos um 2022 cada vez melhor.“
O chefe do Executivo do GDF, ao contar que viu diversas vezes comissões de enfermeiros pedindo contratações, confidenciou que fez um compromisso consigo mesmo. Ele afirmou que sempre olhou a manifestação de categorias porque entende ser justas.
“A comissão de enfermeiros, durante, pelo menos, seis meses, seguidamente, e quando eu coloquei o alambrado para consertar a fonte, eles ficaram imprensados no pé do alambrado. E eu disse: ‘agora, eles vão sofrer um pouco mais’. Eu disse isso para que vocês saibam que a gente olha pelos servidores públicos”, pontuou Ibaneis Rocha.
Por fim, o governador deixou uma palavra de carinho aos profissionais da saúde. Ele acentuou que estava feliz por estar com os nomeados entrando num sistema que vale a pena trabalhar, porque a saúde do DF, por maior crítica que se faça, é uma das melhores do Brasil.
“A partir do momento que você entra na rede pública de saúde, você sai de lá bem tratado. E é isso que vamos continuar fazendo”, argumentou. Ibaneis finalizou seu discurso desejando feliz Natal, próspero 2022 a todos, inclusive aos familiares dos nomeados que prestigiaram seus filhos.
O secretário da Saúde do Distrito Federal, Manoel Pafiadache, afirmou que nesta data são nomeados 444 profissionais da saúde. Desse total, 366 enfermeiros de família e comunidade.
Tão importante quanto, 17 administradores, 13 farmacêuticos de família e comunidade, três enfermeiros obstetras, três analistas de sistemas, um economista, sete fonoaudiólogos, dois contadores, se técnicos de laboratório, dois médicos endoscopistas, sete médicos cirurgião de trauma e quatro médicos ortopedistas.
Segundo Pafiadache são três pilares da Saúde. Quanto aos insumos, mais de R$ 80 milhões foram empregados até agora. A questão dos processos, estão sendo melhorados e renovados. E os recursos humanos há um reforço
“Nesses três pilares está sentada a nossa administração e graças a Deus o feedback, retorno dos trabalhos dos servidores tem levado muita saúde para a população”, frisou o secretário da Saúde.
Além disso, o titular da pasta enfatizou o empenho e prioridade que o GDF dá para a Atenção Primária, que “é a porta de entrada do sistema, e a chegada desses profissionais ajuda a desafogar a alta complexidade, os hospitais”
Em termos de vacinação, Pafiadache informou que cerca de 92% da população está vacinada, acima de 12 anos. “Continuamos insatisfeitos, queremos mais, e os senhores vão nos ajudar”, emendou ele. “A Secretaria de Saúde está recebendo um presente de Natal com a chegada dos senhores, sejam bem-vindos”, complementou.
Já o secretário de Economia, André Clemente, em sua fala, destacou que o GDF está mudando a qualidade de vida para melhor, bem como a economia. Brasília tem que estar preparada para mudar de fase e crescer.
“Quando nós fazemos um Brasília Iluminada na Esplanada é porque as outras coisas já foram atendidas na saúde, educação, segurança, obra social. Não está faltando no DF”, frisou Clemente.
O momento da economia é outro, na visão de Clemente, as empresas estão abrindo, que são salvas pelos programas do GDF e há recursos garantidos para promover as nomeações e reequipar o serviço público. “Vocês estão sendo acolhidos e irão ser cuidados”, finalizou o secretário da Economia. Participaram do evento de nomeação os secretários André Clemente (Economia), José Humberto Pires (Governo), o conselheiro do Tribunal de Contas do DF, Márcio Michel, e o deputado distrital Cláudio Abrantes (PDT).
Fotos: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília
Nenhum comentário