Balanço semanal aponta que quase 90 mil doses foram para primeira aplicação Desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19, em ...
Desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19, em 19 de janeiro, a Secretaria de Saúde já aplicou 135.013 doses do imunizante em pessoas que não residem no Distrito Federal. Foram 89.947 primeiras doses e 45.066 segundas doses. A maioria dos vacinados são do estado de Goiás, que soma 40.939 vacinados com a D1 e 20.867 D2.
Dos mineiros que procuraram o DF para serem imunizados, 10.380 receberam a D1 e 5.451 a D2. A vacina também chegou ao braço de 5.957 paulistas que iniciaram o esquema vacinal no DF e 2.741 que receberam o reforço. No quarto lugar no ranking dos cidadãos de outras unidades da Federação que procuraram o DF, estão os fluminenses com 5.379 (D1) e 2.693 (D2) vacinas aplicadas.
Veja na arte a seguir o balanço por estado:
Conforme o quadro, moradores de todos os estados procuraram o DF para serem vacinados. A Secretaria de Saúde reforça que o Sistema Único de Saúde é universal e que, portanto, não restringirá a primeira dose para os cidadãos de outras unidades da Federação. No entanto, a segunda dose será aplicada somente em pessoas que iniciaram o esquema vacinal em solo brasiliense.
A medida é necessária para garantir que os cidadãos do DF não fiquem desassistidos sem a dose de reforço. Salvo algumas exceções, em que a pessoa mora no DF, mas tomou a primeira dose fora, ela poderá receber a D2 na capital apresentando justificativa via Ouvidoria.
Boletim semanal
Os dados apresentados acima foram divulgados no balanço semanal da Secretaria de Saúde com dados extraídos do SI-PNI do Ministério da Saúde, alimentado pela pasta. Por meio das informações do Cartão Nacional de Saúde é possível identificar o local de residência do cidadão.
O balanço aponta que 95,2% dos trabalhadores da Saúde, seja da rede pública ou privada, iniciaram o esquema vacinal e 71,1% concluíram. O boletim traz o número de doses que foram perdidas durante a campanha. Lembrando que 10% das doses recebidas são reservadas tecnicamente para suprir tais perdas. O número leva em conta o total de imunizantes disponíveis.
Houve a perda de 7.066 doses, sendo que 6.509 ocorreu por volume insuficiente no frasco. A pasta lembra que no dia 5 de março a Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou que o Instituto Butantan reduzisse o envase da vacina CoronaVac passando de 6,2 ml para 5,7 ml. Após essa data, houve um aumento significativo de queixas técnicas de volume inferior ao descrito em bula.
Até o momento, o DF já vacinou 782.763 pessoas com a primeira dose e 327.448 com a segunda dose. A cobertura é de 33,89% para D1 e 14,18% para D2 considerando a população elegível para vacinação, que são adultos a partir de 18 anos.
Com informações da Secretaria de Saúde
Nenhum comentário