Clubes de Futebol do Brasil (VI) Você conhece esses escudos? Trata-se do Cruzeiro EC, fundado no dia 02 de janeiro de 1921 por desportistas...
Você conhece esses escudos?
Trata-se do Cruzeiro EC, fundado no dia 02 de janeiro de 1921 por desportistas da colônia italiana da cidade de Belo Horizonte, com o nome de Societá Sportiva Palestra Itália, utilizando as cores verde, vermelho e branco, fazendo alusão à bandeira italiana. A participação no clube era restrita a elementos da colônia italiana. O primeiro uniforme do time era composto de camisa verde, calção branco e meias vermelhas. Somente em 1925, foi retirada do Estatuto do Clube a cláusula que impedia a inscrição de atletas e associados que não fossem de origem italiana. Em 1936, alguns dirigentes e ex-atletas lideraram um movimento de nacionalização do clube denominado “Ala Renovadora”, cujo principal objetivo era mudar o nome que já havia deixado de ser exclusivo da colônia italiana e as cores que representavam a entidade esportiva.
1º Escudo 2º Escudo
Societá Sportiva Palestra Itália
Em 30 de novembro de 2003, ocorreu um fato histórico: o Cruzeiro conquistou a “Tríplice Coroa”:
Campeão Mineiro.
Campeão da Copa do Brasil.
Campeão Brasileiro Série A.
Alex – craque símbolo da conquista da Tríplice Coroa na temporada de 2003.
Trata-se do Coritiba Foot-Ball Club, fundado em 12 de outubro de 1909, na Cidade de Curitiba, capital do Estado do Paraná. Mantém até hoje o antigo nome da capital paranaense “Coritiba”, utilizando a grafia da época por conta da velha tradição. A partir de 1919, dez anos após a criação do clube, a capital passou a ser denominada Curitiba. O Coritiba é um clube de várias conquistas:
Trata-se do Centro Sportivo Capelense, fundado em 04 de abril de 1946, na Cidade de Capela, no interior do Estado de Alagoas. Conquistou três títulos estaduais da 1ª Divisão e um título de campeão da 2ª divisão alagoana. Atualmente, integra a 2ª Divisão do Estado de Alagoas.
Trata-se do Sport Clube Santa Cruz, fundado em 03 de maio de 1930, na Cidade de Estância, interior do Estado de Sergipe, por funcionários da Companhia Estadual de Estância (Fabrica Santa Cruz). Foi Penta Campeão alagoano em 1956, 1957, 1958, 1959 e 1960.
Coluna do Vidal
Nenhum comentário