Balanço aponta melhora nos índices de satisfação da sociedade relativos ao atendimento do instituto A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal...
Balanço aponta melhora nos índices de satisfação da sociedade relativos ao atendimento do instituto
A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal
registrou aumento na satisfação da sociedade quanto às respostas dadas
pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal
(Iges-DF). Das 5.780 demandas enviadas ao longo
do ano passado, 72% dos cidadãos aprovaram o retorno dado pelo Iges-DF.
Em 2019, o índice registrado foi de 68%.
Os números constam de balanço anual
divulgado pela Ouvidoria-Geral do DF, que concentra o recebimento de
demandas de todos os órgãos da administração direta e indireta do
Distrito Federal.
Segundo o balanço, a aprovação do Iges
também se reflete no aumento dos elogios recebidos ao longo do último
ano, que subiu em mais de 45%. Passou de 619 manifestações positivas em
2019 para 927 em 2020.
Para a assessora de Transparência e
Ouvidoria da Controladoria Interna do Iges-DF, Nathália Pina, os dados
representam mais protagonismo da sociedade em relação aos serviços
oferecidos nas unidades do Iges. “Em 2020, registramos
um número maior de manifestações, comparado ao ano anterior, o que
demonstra que a relação entre a sociedade e o Iges está se
fortalecendo”, avalia Nathália.
Segundo dados da Ouvidoria-Geral
repassados à Controladoria Interna do Iges-DF, os pontos mais abordados
pelos demandantes foram relativos a condutas de colaboradores e a
pedidos de agendamentos de consultas, exames e cirurgias.
Menor tempo de resposta
Quanto à agilidade na resposta ao
cidadão, mais um avanço: de 2019 para 2020, o Iges-DF reduziu de 13 para
10 dias o tempo médio no retorno das solicitações enviadas à
Ouvidoria-Geral. O prazo máximo para responder a esse
tipo de manifestação é de 20 dias, de acordo com a
Lei nº 4.896/2012, que dispõe sobre o Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal.
Outro progresso está no índice de
resolutividade do Iges-DF, calculado em 48% em 2020, contra 39% em 2019.
A avaliação é feita pelo cidadão ao finalizar o protocolo de
atendimento. Ele informa se a demanda foi resolvida ou
não, nos casos de reclamações, solicitações e denúncias.
Ainda em relação ao Iges-DF, o
relatório anual da Ouvidoria-Geral apontou um crescimento de 84% no
número de solicitações enviadas por telefone ou internet e uma queda de
53% dos atendimentos presenciais. O declínio tem relação
direta com a exigência do distanciamento social para evitar a
proliferação da covid-19.
“Nesse período em que é preciso manter
as pessoas em casa por conta da pandemia do coronavírus, reforçamos o
compromisso de uma gestão democrática, que se preocupa com os anseios
sociais e que trabalha para levar melhorias
aos diversos setores da saúde”, destaca o presidente do Iges, Paulo
Ricardo Silva.
SES direciona demandas
Para identificar falhas, corrigir
procedimentos ineficientes, realinhar estratégias e solucionar
conflitos, o Governo do Distrito Federal mantém um sistema de trabalho
colaborativo e sincronizado. Todas as demandas são recebidas
pela Ouvidoria do GDF e, se relacionadas à área de saúde, encaminhadas à
Secretaria de Saúde (SES).
Em seguida, a pasta direciona ao
Iges-DF as questões referentes às unidades sob a gestão do instituto,
para que a Assessoria de Transparência e Ouvidoria da Controladoria
Interna dê continuidade ao atendimento.
Após receber a resposta do Iges-DF, o
cidadão avalia a demanda como resolvida ou não e tem a opção de avaliar a
satisfação com o serviço.
Como falar com a Ouvidoria
A Ouvidoria do Iges-DF é interligada à
Central de Atendimento do Governo do Distrito Federal. Qualquer
pessoa, física ou jurídica, pode encaminhar pedidos de informação,
sugestões, elogios, reclamações ou denúncias a órgãos e entidades do
Poder Executivo local.
O serviço funciona 24 horas e, na área
da saúde, envolve questões como o atendimento nas unidades de saúde
pública, o atendimento médico, o agendamento de consultas, cirurgias e
exames, o combate ao foco da dengue e a fiscalização
da Vigilância Sanitária.
Para enviar uma solicitação, basta acessar o
site da Ouvidoria do GDF ou telefonar para o 160 ou o 162 (ligação
gratuita). No site do Iges-DF, há um banner na página principal que
direciona para o site da Ouvidoria do DF.
Canal de Denúncias do Iges-DF
Para oferecer maior transparência, o Iges-DF também instaurou um
canal de denúncias próprio, seguindo um dos pilares do Programa de Integridade, pautado na
Lei nº 6.112/18. O cidadão pode registrar sua demanda pelo site do instituto ou pelo e-mail ouvidoria@igesdf.org.br.
Texto: Thais Umbelino
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