Rinoplastia favorece a harmonização facial Procedimento realizado no nariz permite maior satisfação da face É uma cirurgia capaz de corrig...
Rinoplastia favorece a harmonização facial
Procedimento realizado no nariz permite maior satisfação da face
É uma cirurgia capaz de corrigir possíveis deformações no nariz. Indicada para aqueles pacientes que sentem incômodo para diminuir, aumentar ou até mesmo corrigir desvios e alterar a forma e a posição da ponta do nariz. Há casos em que é feita exclusivamente pelo objetivo estético ou para melhorar a respiração.
O médico Dyego Barbosa, especialista em otorrinolaringologia, explica que, os cortes são feitos na parte interna do nariz, portanto, na maioria das vezes, não deixa cicatrizes exteriores. O cirurgião faz um descolamento da pele das cartilagens e do osso, a partir disso são tratados e moldados uma nova estrutura. Se necessário for, enxertos de ossos e cartilagens são feitos do próprio paciente para um melhor resultado. “A cirurgia é feita em consultório apropriado podendo ser anestesia local ou geral. O procedimento é associado a uma mentoplastia para o resultado harmonizar as formas do rosto”, detalha.
Tipos de nariz
Caucasiano: Normalmente são narizes de cartilagem firme e pele muito fina. Suas principais características são o formato alto e estreito, além de apresentarem, normalmente o dorso alto.
Asiático: Encontrado em pessoas com ascendência indígena ou asiática, ele apresenta narinas mais largas e dorso baixo, o que acaba dando a impressão de “nariz achatado”. Dessa forma, a rinoplastia, nesse caso, visa aumentar o dorso com o enxerto de cartilagem e corrigir o arredondamento da ponta, através do estreitamento da base nasal.
Negroide: Pessoas negras ou que tenham descendência africana apresentam narizes com bases e narinas mais largas, ponta arredondada, dorso curto e baixo – os popularmente conhecidos como “nariz de batata”. Através da cirurgia, é possível deixar o nariz mais fino e projetado, através do enxerto de cartilagem, e ressecção nasal,
Romano: A giba nasal – protuberância óssea localizada no dorso do nariz – está presente nesse formato, incomodando o paciente, principalmente quando ele é visto de perfil. Uma característica de quem tem descendência italiana, judia ou árabe, a queixa da giba pode ser corrigida com a retirada do excesso por meio de raspagem ou, até mesmo, da modelagem do osso.
Adunco: Semelhante ao romano, esse formato também se caracteriza pelo dorso alto, no entanto, há também uma questão a ser observada: a ponta caída, quando o paciente sorri. Esse tipo de nariz pode envelhecer o rosto, e para que isso seja corrigido, o procedimento é voltado para a correção da queda da ponta, com o rompimento do músculo depressor do septo.
A cirurgia normalmente dura em torno de 3 horas de duração. A depender da avaliação do especialista, o paciente poderá receber alta logo em seguida, ou permanecer internado por até 24 horas para acompanhamento. “Buscamos sempre o bem estar do paciente e segurança dos procedimentos”, observa o Dr. Dyego Barbosa.
Serviço:
Derma Prime – Dermatologia e Otorrinolaringologia
Contatos com a imprensa
(61) 9 9995-5255
Graciliano Cândido
Jornalista Mtb 8995/DF
Nenhum comentário